UNIMAR | Cursos

 

 

Engenharia Agronômica

INFORMAÇÕES

Informações Gerais

Curso de Engenharia Agronômica

Ato autorizativo: Curso desde 08/08/1988
Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 823 de 30/12/2014
Publicado no Diário Oficial da União de: 02/01/2015
Profissional: Engenheiro Agrônomo
Período: Integral
Duração: 8 semestres
Mensalidade:
R$ 1.344,40

Coordenação:
Prof. Dr. Ronan Gualberto
rgualberto-fca@unimar.br
(14) 2105 4050

Secretaria:

agrarias@unimar.br
(14) 2105 4056

O Curso

O curso de Engenharia Agronômica da UNIMAR (iniciado em 1988), seguindo parâmetros estabelecidos pelo MEC e pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), espera que seu egresso agrônomo possa desenvolver, com criatividade e raciocínio, a visão crítica da realidade, a cidadania e a consciência do seu papel na sociedade. Mediante esta concepção o perfil desejado do profissional egresso da UNIMAR é: a formação ético-profissional com vistas ao papel social do Engenheiro Agrônomo; sólida formação básica, para o exercício profissional, aliada à capacidade de enfrentar e solucionar problemas da área, tanto na redução da fome quanto na conservação do meio ambiente; formação generalista nas diversas áreas tecnológicas, incluindo preparação para gerenciamento de propriedades rurais e agroindústrias visando à alimentação, medicamentos ou paisagismo; Capacidade de utilização da informática como instrumento do exercício da agronomia; Capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares, abrangendo outras áreas do conhecimento humano e formação abrangente que lhe propicie sensibilidade para as questões humanísticas, sociais, ambientais e legais. O nosso profissional por sua característica eclética tem condições de ser um executivo ou realizar serviços encomendados, bem como, abrir seus próprios negócios executando assim, as mais diversas tarefas, projetos e missões no campo da agropecuária atual. O Engenheiro Agrônomo é o profissional mais habilitado a levar o país a um desenvolvimento seguro, tendo como base a agricultura e a segurança alimentar, juntamente com a educação no meio urbano e rural. A grade curricular do curso de Agronomia foi elaborada com o propósito de ordenar matérias de fundamentação geral e profissionalizantes numa sequencia em que os conteúdos vão  sucessivamente se complementando. Isso, além de facilitar o aprendizado, favorece o desenvolvimento das competências e   habilidades que o graduando deve possuir ao integralizar o número de créditos necessários para a sua graduação. Boa parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios e Setores das Fazendas Experimentais.

A Carreira

Engenheiros Agrônomos ou Agrônomos como são conhecidos, são profissionais responsáveis por conceber e orientar a execução de trabalhos relacionados à produção agropecuária. Pesquisam e aplicam conhecimentos científicos e técnicos à agricultura, para garantir uma produção de alimentos de origem vegetal e animal, visando o melhor custo de produção, melhor qualidade e incremento da produtividade, além da manutenção e conservação do meio ambiente. O campo de trabalho do Engenheiro Agrônomo é vasto, face à amplitude de sua formação e extensão das fronteiras agrícolas que nosso país oferece. Além de atuar diretamente junto aos produtores rurais, ele poderá trabalhar em empresas e órgãos públicos ligados a pesquisas, empresas ligadas à transformação e comercialização de produtos agropecuários, empresas relacionadas com a produção de vendas de insumos agrícolas e em setores ligados às cadeias produtivas agrícolas. Com a disseminação do conceito de desenvolvimento sustentável, o Agrônomo tornou-se um profissional indispensável no contexto do agronegócio brasileiro. Assim, esse profissional encontra mercado em diversos setores da economia, que incluem desde técnicas de produção (agrícola e pecuária) até o desenvolvimento de novas tecnologias. O mercado de trabalho para o engenheiro agrônomo está em expansão. O agronegócio vem contribuindo, expressivamente, para a economia brasileira. Seus aportes evidenciam-se, principalmente, na balança comercial e no fornecimento de alimentos para o mercado nacional. O Brasil é o país com a maior reserva de terras agricultáveis, bastante disponibilidade de água e expressiva acumulação tecnológica para a produção agrícola. Em termos de capacidade para atender a demandas agrícolas e agroalimentar, é muito bem colocado internacionalmente. Nos últimos anos, o País consolidou sua posição de maior exportador mundial de café, açúcar e suco de laranja, e tornou-se também líder em soja (grão), fumo e carne bovina, suína e de aves, além de alcançar a segunda posição em farelo e óleo de soja. O bom desempenho do Brasil destacou-se também na agroindústria, ou seja, no segmento que inclui diversas atividades de transformação de matérias-primas agrícolas tais como beneficiamento, secagem, processamento e embalagem.

Qualificações

Avaliação do MEC nota: 4
(Fonte: MEC - Ministério da Educação; Nota máxima: 5)

Selos

Saiba mais


DOCENTES

A UNIMAR - Universidade de Marília oferece ao curso uma relação de docentes qualificados.

Corpo docente:

Prof. Doutor Alexandre de Moura Guimarães
Profª. Doutora Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini

Prof. Doutor Antonio dos Reis Lopes Mello
Prof. Doutor Carlo Rossi Del Carratore
Profª. Doutora Cássia Fernanda Domingues Bassan
Profª. Especialista Célia Pavarini da Silva
Profª. Mestre Cintia Maria Trad
Profª. Doutora Claudia Sampaio Fonseca Repetti
Prof. Doutor Cledson Augusto Garcia
Prof. Mestre Dirceu Lopes Mascarin
Profª. Doutora Elma Pereira dos Santos Polegato
Prof. Doutor Fábio Fernando Ribeiro
Prof. Doutor Irajá Gouvea
Profª. Doutora Letícia Cecília Foratto
Prof. Doutor Luciano Soares de Souza
Prof. Mestre Luiz Atílio Padovan
Prof. Mestre Marcilio Felix
Profª. Doutora Myrian Lucia Ruiz Castilho
Prof. Mestre Pedro Henrique Lorenzetti Losasso
Prof. Doutor Rodolfo Claudio Spers
Prof. Doutor Ronan Gualberto
Prof. Doutor Sergio Pascoal de Campos
Prof. Especialista Sílvio Marcelino da Silva
Profª. Doutora Walkíria Martinez Heinrich Ferrer

 

Infraestrutura do curso
O Bloco das Agrárias onde está inserido o curso de Agronomia possui Laboratórios para apoio didático e prestação de serviços. Devidamente equipados se localizam próximos ao bloco, tornando-se assim de fácil acesso aos alunos. Existem também alguns outros que se encontram localizados em blocos distintos, porém dentro do campus, respeitando-se suas particularidades, caracterizados como de uso multidisciplinar, sendo os docentes das áreas afins que os utilizam dentro do regime contratual.

Laboratório de Informática
Laboratório de Microbiologia
Laboratório de Controle de Qualidade Microbiológico
Laboratório de Controle Qualidade Físico-Químico
Laboratório de Enzimologia e Fermentações
Laboratório de Controle de Qualidade Químico de Açúcar e Álcool
Laboratório de Química
Laboratório de Física Experimental
Laboratório de Máquinas Agrícolas e Implementos
Laboratório de Biologia
Laboratório de Fitopatologia
Laboratório de Ciências do Solo e Biometria / Geologia
Laboratório de Anatomia Animal
Laboratório Análise de Alimentos
Laboratório de Nutrição Animal / Fabrica de Ração
Laboratório Controle de Qualidade do Leite.

Nos domínios da Fazenda Experimental “Marcello Mesquita Serva”, representada por uma área de 298 alqueires encravada dentro do “campus”, encontraremos os vários setores que participam efetivamente das atividades de ensino, pesquisa e extensão, como:
Horticultura/Ambiente Protegido/Hidroponia
Fruticultura
Cunicultura
Ovinocultura e Caprinocultura
Apicultura
Avicultura de Postura e Corte
Piscicultura
Bovinocultura de Elite – Nelore
Bovinocultura Leiteria

Fazenda Experimental “ÁGUA LIMPA”
Localizada a 15km de Marília, representa uma área importante destinada ao Curso de Engenharia Agronômica, visto que temos uma área de 20ha de cafeicultura irrigada e áreas destinadas ao cultivo de grãos, pastagens e fenação, além do Gado Nelore Elite, onde são desenvolvidas técnicas avançadas de reprodução e produção animal, aliada a nutrição e controle sanitário de um rebanho de mais de 1300 cabeças. Com uma área de 180 alqueires, nesse espaço, os alunos vivenciam o que há de mais moderno na especialidade como técnicas de inseminação artificial por tempo fixo, transferência de embriões chegando à clonagem.

Diferenciais do Curso: alto nível de qualificação do corpo docente (70% Doutores); matriz curricular estruturada, alinhada às últimas tendências do mercado regional e nacional, principalmente no que diz respeito a temas da atualidade, como a sustentabilidade de recursos naturais e agricultura de precisão; Infraestrutura (Laboratórios equipados e Fazenda experimental, anexa ao Campus Universitário, com diversos setores da produção vegetal e animal); NIPEX (Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão); parceria com cooperativas, institutos de pesquisa e extensão, instituições de ensino, empresas nacionais e multinacionais e uma parceria forte com o Grupo Jacto; o curso também oferece contato direto dos discentes com profissionais de diversas áreas de atuação da agronomia, através de palestras e eventos promovidos na instituição, além de visitas técnicas.

Projetos de extensão: implementação de hortas didáticas nas Escolas Estaduais e de hortas comunitárias em Associações de Bairros e Entidades assistenciais no Município de Marília e Entidades.

 

Universidade de Marília

Egressos

Unimar

Luana Camila Figueiredo de Almeida

Engenharia Agronômica

“Eu optei pelo Unimar por conhecer sua classificação junto ao MEC, o conceito dos cursos de Ciências Agrárias, a infraestrutura, o bom desempenho e o corpo docente qualificado. Durante a graduação fui muito bem instruída pela Universidade e me comprometi com o conteúdo que era passado em sala. Após ter me formado trabalhei na USP, em seguida no Mato Grosso e hoje sou Gerente Comercial de uma Exportadora de Café de Alta Qualidade. O que aprendi na Unimar sempre me norteou para desempenhar bem minha função".

Unimar

Tiago Mattosinho Correa

Engenharia Agronômica

“A excelência nas Ciências Agrárias foi o que me encantou para ingressar na Unimar. Durante a graduação não fui só preparado para ser um profissional na área de agronomia, fui também formado com visão de negócios e empreendedorismo. Atualmente sou mestre pela Unesp de Botucatu e superintendente do SENAR, Mato Grosso. Tudo isso graças ao conhecimento transmitido pela Universidade".


Unimar

Seneri Kernbeis Paludo

Engenharia Agronômica

“Vim para a Unimar através de indicações e por ser muito próxima da minha cidade, Bauru. Durante a graduação tivemos uma formação empreendedora que, além de nos preparar para o mercado, nos formava também como indivíduos. Comecei com trainee no departamento agrícola da BM&F e fui me consolidando como um dos principais analistas de mercado e grãos brasileiros, fazendo palestras em fóruns nacionais e internacionais. Hoje sou diretor executivo da Federação de Agricultura e Pecuária do estado de Mato Grosso (FAMATO), Secretário Executivo do Fórum das Entidades do Setor Produtivo do Centro Oeste, membro da câmara setorial da cadeia de soja do Ministério da Agricultura, membro do conselho de desenvolvimento agropecuário do estado de Mato Grosso e acabei de assumir o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso".


MULTIMÍDIA


Selecione:

MATRIZ CURRICULAR

CONT. CURRICULARES E BIBLIOGRAFIAS

PROJETO PEDAGÓGICO

ESTATUTO E REGIMENTO

BIBLIOTECA

MAIS FOTOS


Venha conhecer a Unimar

Av. Hygino Muzzy Filho, 1001 - Campus Universitário - Marília/SP. atendimento das 8h00 às 12h00, das 12h30 às 18h00 e das 19h00 às 22h00.

Dúvidas? Ligue (14) 2105 4000