Biomedicina

INFORMAÇÕES

Informações Gerais

Curso de Biomedicina

Ato autorizativo: Curso desde 08/08/1988
Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 823 de 30/12/2014
Publicado no Diário Oficial da União de: 02/01/2015
Profissional: Biomédico
Período: Noturno
Duração: 8 semestres
Mensalidade:
R$ 1.382,23 (para pagamento até 5o. dia útil)

Coordenação:
Profª Ms. Lara Cristina Casadei Ubeda
laraubeda@unimar.br
(14) 2105 4052

Secretaria:

saude@unimar.br
(14) 2105 4083 ou (14) 2105 4088

O Curso

É a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas para diagnosticar doenças e identificar contaminações em alimentos. Trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos. Atualmente a Biomedicina apresenta um amplo mercado de trabalho, por ser um profissional generalista esta capacitado a exercer atividades em 35 áreas de atuação.
1. Patologia Clínica (Análises Clínicas)
2. Biofísica
3. Parasitologia
4. Microbiologia
5. Imunologia
6. Hematologia
7. Bioquímica
8. Banco de Sangue
9. Virologia
10. Fisiologia
11. Fisiologia Geral
12. Fisiologia Humana
13. Saúde Pública
14. Radiologia
15. Imagenologia (excluindo interpretação)
16. Análises Bromatológicas
17. Microbiologia de Alimentos
18. Histologia Humana
19. Patologia
20. Citologia Oncótica
21. Análise Ambiental
22. Acupuntura
23. Genética
24. Embriologia
25. Reprodução Humana
26. Biologia Molecular
27. Farmacologia
28. Psicobiologia
29. Informática de Saúde
30. Histotecnologia Clinica / Anatomia Patológica
31. Toxicologia
32. Perfusão Extracorpórea
33. Sanitarista
34. Auditoria
35. Biomedicina Estética
Na UNIMAR, o egresso do curso de Biomedicina está apto a atuar nos diversos campos de atuação do profissional biomédico. Realiza análises laboratoriais de materiais biológicos, fundamentais para o diagnóstico seguro das diversas patologias humanas, através das mais modernas metodologias empregadas atualmente nos mais avançados laboratórios. Recebe, ainda, formação básica para atuar na área de banco de sangue, análises toxicológicas, análises de alimentos, área de reprodução humana assistida, laboratórios de pesquisa, no campo de genética, da biologia molecular e do diagnostico por imagem. O Curso de Biomedicina conta com o apoio técnico de um moderno Hospital Universitário, proporcionando aos alunos estágios curriculares supervisionados e estágios extracurriculares, nas áreas de análises clínicas, patologia clínica, banco de sangue e diagnóstico por imagem. O curso dispõe de estágio opcional curricular que permite ao aluno já sair habilitado em pelo menos duas áreas de atuação do profissional biomédico. Este diferencial faz com que nossos egressos facilmente se coloquem no mercado de trabalho, pois além da principal formação na área de Análises Clínicas, o egresso poderá também sair habilitado em Banco de Sangue ou Imagenologia.

A Carreira

A Carreira
O biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, deve atuar em todos os níveis da saúde, com base no rigor científico e intelectual. É preparado para o exercício de atividades atinentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises toxicológicas, análises moleculares, produção e análise bioderivados, bioengenharia e análise por imagem. Bem como o bacharel pode atuar em órgãos públicos de saúde e em indústrias de biotecnologia, em áreas como análise de alimentos. Boas perspectivas têm surgido nas áreas de citopatologia, toxicologia, reprodução humana, hematologia e em clínicas especializadas em quimioterapia. Tem crescido, em todo o país, os concursos públicos para biomédicos atuarem na área de criminalística. Um nicho em alta é o da biomedicina estética. Nesse caso, o profissional atua em clínicas particulares que oferecem tratamento para pele. Sua conduta deve ser pautada por princípios éticos e pela compreensão da realidade social, cultura e econômica de seu meio, dirigindo sua intervenção para a transformação da realidade, em benefício da coletividade.

Qualificações

Avaliação do MEC nota: 4
(Fonte: MEC - Ministério da Educação; Nota máxima: 5)

Selos

Saiba mais


DOCENTES

A UNIMAR - Universidade de Marília oferece ao curso uma relação de docentes qualificados.

Corpo docente:

Prof. Doutor Adriano Cressoni Araujo
Profª. Doutora Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini
Prof. Doutor Antonio dos Reis Lopes Mello
Profª. Especialista Celia Pavarini da Silva
Profª. Mestre Chimenny Aulua Lascas de Moraes
Prof. Especialista Claudemir Gregorio Mendes
Profª. Mestre Claudia Maria Waib Castello Branco
Profª. Mestre Denize Maria Galice Rodrigues
Prof. Mestre Joelson Isaac Braga Da Motta
Profª. Mestre Lara Cristina Casadei Ubeda
Prof. Doutor Marcelo Rodrigues
Profª. Mestre Márcia Rocha Gabaldi
Profª. Doutora Maria Flavia Pereira da Silva
Profª. Mestre Maria Lizia Queiroz Pinto
Profª. Doutora Myrian Lucia Ruiz Castilho
Prof. Doutor Paulo Cezar Novais
Prof. Mestre Paulo Sergio Marinelli
Profª. Mestre Rachel Gomes Eleuterio
Prof. Mestre Vitor Jose Miranda Das Neves
Prof. Mestre Walter Roberto Schiller
Profª. Doutora Walkiria Martinez Heinrich Ferrer
Prof. Mestre Wilson Bernardo Silva

 

Infraestrutura do curso:

Para a formação do biomédico estão disponíveis as amplas instalações do laboratório de Análises Clínicas que ocupa uma área de 3.000 m2, com dependências específicas para cada tipo de material e técnicas utilizadas na análise. Os laboratórios de Anatomia, Microbiologia, Parasitologia, Farmacologia, Patologia, Histologia/Embriologia são comuns a todos os cursos da área de Ciências Biológicas e da Saúde. O laboratório de Práticas da Saúde é o mais novo laboratório, contemplando uma biblioteca, computadores, salas de auto aprendizagem com laboratório de Anatomia, Microscopia, salas de primeiros socorros. Os laboratórios funcionam em período integral para estudo e noturno para as aulas com completa assistência técnica (técnicos com amplo conhecimento na área). Destacamos ainda os laboratórios de Controle de Qualidade Microbiológico e Físico-Químico, localizado na Farmácia Industrial, sendo utilizado pelos alunos do curso de Biomedicina para aula e estágio na área de Análise de Alimentos e Ambientais. As disciplinas que envolvem reações químicas, são realizadas no laboratório de Química.

Diferencial
Visando a qualidade do ensino-aprendizagem, tanto o currículo como as atividades desenvolvidas no curso de Biomedicina, contemplam as habilidades conceituais, humanas e técnicas, motivo de destaque e alta empregabilidade de nosso alunado, tanto na esfera regional quanto nacional.

Destacamos, entre outras atividades teórico-práticas
Estágio Supervisionado Curricular e Trabalho de Conclusão de Curso: oportunizando o conhecimento e a prática das atividades relacionadas ao trabalho. Os estágios curriculares iniciam no 6º termo, com sequência no 7º e 8° termos e contempla diversos campos de atuação do profissional biomédico, envolvendo as áreas de controle de qualidade, análises clínicas, análises de alimentos e ambiental e análises toxicológicas. Um importante diferencial é o Estágio Curricular Opcional, oferecido na Matriz Curricular no 7º e 8 termos do curso, onde o aluno poderá realizar um estágio em outra área de atuação do profissional biomédico e assim ter habilitação em duas áreas de atuação. Contamos ainda para estágios com o apoio do Hospital Universitário, com laboratório moderno, totalmente automatizado com equipamentos de última geração. No dia da colação de grau o aluno já recebe sua carteira provisória com a habilitação de Análises Clínicas, a principal área de formação do profissional biomédico, pela Universidade de Marília e a segunda área que o discente escolher fazer entre o 7º e 8° termo do curso, podendo ser na área de Imagem ou Banco de Sangue. O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é obrigatório segundo as Diretrizes Curriculares do Curso de Biomedicina, assim os alunos realizam uma pesquisa durante o 7º e 8º termos do curso.

Núcleo de Práticas

Várias atividades práticas são desenvolvidas no decorrer dos semestres. A maioria das disciplinas possui carga horária teórico-prático, para que o aluno possa visibilizar e desenvolver habilidades práticas da competência do profissional biomédico.

Interdisciplinaridade

Estudos dirigidos multidisciplinares trazem a realidade de casos clínicos nas diversas patologias e exames laboratoriais e complementares da profissão. Semana de Estudos: Realização de palestras e oficinas com temas atuais. Anualmente é realizada a semana de estudos dos cursos de Biomedicina e Farmácia – BIOFARMA, com palestras e cursos de profissionais renomados no mercado de trabalho com diversos temas da atualidade e diversificando as áreas de atuação destes profissionais.

Projetos Sociais
Vários Projetos Sociais são realizados pela coordenação juntamente com os discentes e ainda participação de docentes. Esses projetos sociais são desenvolvidos a fim de inserir o discente na visão crítica, ética e humanista.
Destacamos os projetos:
- Amor de Criança, um projeto multidisciplinar onde são atendidas crianças com paralisia cerebral.
- Sustentabilidade, projeto realizado nas escolas públicas que ensina os alunos e familiares como contribuir com o meio ambiente, são realizadas oficinas onde é feito detergente biodegradável, álcool gel, repelente natural e sabão em pedra.
- Doenças Sexualmente Transmissíveis: projeto multidisciplinar envolvendo os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina, consiste em capacitar um grupo de alunos do Ensino Médio a propagar na escola e no birro onde residem sobre as doenças, seus riscos e a prevenção.

Grupo de Pesquisa
Os alunos iniciam o campo de pesquisa com a Iniciação Científica, onde o aluno irá desenvolver um tema seja teórico ou teórico/prático com orientação de docente. O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC também é uma forma de pesquisa, pois os alunos realizam uma pesquisa e este trabalho é apresentado na Semana de Pesquisa e Extensão da Universidade de Marília e avaliado por um docente.
Encontro de Iniciação Científica (ISSN 1808-4044) – anual
Simpósio de Iniciação Científica (ISSN 2176-8544) – de 2 em 2 anos

Visita Técnica
Através das visitas, permite aos alunos relacionar a teoria à prática. Visitas Técnicas são realizadas a fim de que o aluno adquira um conhecimento extramuros. São realizadas visitas em laboratório de Análises Clínicas, indústria de Alimentos e clínica de Imagem.

Pesquisa e Extensão
O curso de Biomedicina incentiva os alunos a realizar pesquisa através da Iniciação Científica, visando despertar o interesse do aluno junto à pesquisa e a publicação dos mesmos. Em relação às Atividades de Extensão, formar profissionais comprometidos com a responsabilidade social. Projetos que estão sendo desenvolvidos:
- Cejusc Itinerante: projeto social multidisciplinar com atendimento a população em todos os cursos da IES. A Biomedicina realiza dosagem de glicemia capilar, orientação em relação a DST e realização do sistema ABO-Rh.
Feira das Profissões: feira itinerante em escolas públicas e privadas com a finalidade de divulgar o curso e suas áreas de atuação.
- Transformando Crime em Cidadania: projeto realizado em parceria com a Polícia Federal, que consiste na fabricação de álcool 70 GL, álcool gel e desinfetante através das bebidas apreendidas.

Atendimento à comunidade
Várias atividades junto à comunidade são realizadas no decorrer do ano. Estes atendimentos envolvem realização de dosagem de glicemia capilar, prevenção de DST, realização do sistema ABO-Rh, em semanas de prevenção de acidente de trabalho, Japan Fest, Cejusc Itinerante, Dia da Mulher, dentre outros, com a finalidade de esclarecer e contribuir com a saúde da população.

 

 

Universidade de Marília

Egressos

Unimar

Luciano Lobo Gatti

Doutor

“No curso de Biomedicina da Unimar tive todo o suporte técnico e científico. Desde o meu segundo termo participei de programas de monitorias e fui estagiário de algumas disciplinas, proporcionando um maior contato com a prática do curso. Hoje estou ingressando em pós-graduação voltada ao mercado, contudo já conclui mestrado e doutorado em uma Universidade federal do estado"


Unimar

Renata Gabaldi

Biomédica

“Por minha mãe ministrar aulas na Universidade, cresci conhecendo a qualidade de ensino da Unimar. Durante a graduação fui muito bem preparada, principalmente para a área de análises clínicas. Hoje sou Biomedica Perfusionista e sonho em fazer mestrado e doutorado para ser docente da área. Graças a formação que recebi na Unimar"


Unimar

Maurício Cristiano Rocha Junior

Mestre

“Escolhi fazer Biomedicina na Unimar por conhecer a qualidade do curso e estar na cidade em que residia. O curso é voltado para o mercado de trabalho e me proporcionou ótimas aulas teóricas e práticas ministradas por professores altamente qualificados. Hoje faço doutorado e pretendo seguir carreira na área acadêmica"


Unimar

José Brabo Neto

Especialista

“Fui muito bem preparado. A Unimar oferece uma excelente base para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho ou continuar os estudos, principalmente pela qualidade e comprometimento do seu corpo docente. Hoje atuo como perfusionista após ter feito pós-graduação. Meu principal objetivo agora é me tornar mestre"


MULTIMÍDIA


Selecione:

MATRIZ CURRICULAR

CONT. CURRICULARES E BIBLIOGRAFIAS

PROJETO PEDAGÓGICO

NORMAS DOS LABORATÓRIOS DA SAÚDE

REGULAMENTO LABORATÓRIOS DA SAÚDE

ESTATUTO E REGIMENTO

BIBLIOTECA

MAIS FOTOS


Venha conhecer a Unimar

Av. Hygino Muzzy Filho, 1001 - Campus Universitário - Marília/SP. Atendimento das 8h00 às 12h00, das 12h30 às 18h00 e das 19h00 às 22h00.

Dúvidas? Ligue (14) 2105 4000