UNIMAR | Cursos

 

 

Direito

INFORMAÇÕES

Informações Gerais

Curso de Direito

Ato autorizativo: Curso desde 05/02/1990
Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 200/94
Publicado no Diário Oficial da União de: 07 de fevereiro de 1.994.
Profissional: Bacharel em Direito
Período: Noturno
Duração: 10 semestres
Mensalidade:
R$ 818,44

Coordenação:
Profª Ms. Francis Marília Pádua
direito@unimar.br
(14) 2105 4002

Secretaria:

humanas.tais@unimar.br
(14) 2105 4005


O CURSO NO FACEBOOK

O Curso

O Curso contempla a formação humanística dos futuros operadores jurídicos, dotando-os de conhecimento crítico e de plena percepção e compreensão da realidade social, política, econômica e cultural da sociedade atual. A matriz curricular é voltada ao preparo dos alunos para o ingresso no mercado de trabalho, a partir do primeiro ano letivo. A concepção do curso contempla a conciliação entre teoria e prática, através de atividades desenvolvidas correlacionadas de forma a propiciar o conhecimento teórico, bem como o desenvolvimento das potencialidades de atuação nas formas judiciais e extrajudiciais de prevenção e solução de conflitos, sejam individuais ou coletivos. A formação crítica é construída, ao longo dos semestres letivos, cujas disciplinas possibilitam uma visão interdisciplinar e contextualizada do direito e voltada à defesa da justiça. Esta formação crítica se consolida através das inúmeras atividades desenvolvidas ao longo de todo o curso, onde o aluno participa de iniciação científica, grupos de pesquisa, concursos de monografia e simpósios oferecidos pela instituição. São ofertadas, durante todo o curso, extenso rol de disciplinas optativas, que permitem atender, prontamente, o surgimento de novos saberes e/ou necessidades jurídicas e complementam a formação do futuro profissional e operador do direito. O curso, além das disciplinas, promove atividades complementares, oficinas, palestras, mini-cursos, debates, workshop, voltados às carreiras jurídicas com a participação de profissionais de destaque da advocacia, magistratura, ministério público, procuradoria e outros. O convênio firmado com o Tribunal de Justiça e que possibilitou as instalações do CEJUSC - Centro Judiciário de Mediação, Conciliação e Cidadania no Núcleo de Prática Jurídica, permite um ambiente rico e fértil ao aprendizado prático, com ênfase à mediação, conciliação e aos acordos judiciais e extrajudiciais de conflitos. O estágio supervisionado do curso, além da prática real, promove a oferta constante de atividades práticas simuladas como audiências, júris simulados, elaboração de peças processuais, rotinas processuais, visitas orientadas, que fornecem a completa formação profissional e propiciam à inserção dos alunos altamente qualificados no mercado de trabalho.

A Carreira

O campo profissional do Direito é bem amplo e permite a atuação profissional na advocacia, seja como profissional autônomo ou em sociedades de advogados, bem como em empresas nos respectivos departamentos jurídicos. A carreira jurídica oferece também outras opções de atuação em diversas funções, cujo ingresso se dá via concursos públicos. Dentre as opções da profissão há também a possibilidade de atuação na advocacia pública, seja no âmbito federal estadual, municipal como procuradores jurídicos; na magistratura federal ou estadual; no ministério público federal ou estadual e ainda, a atuação como delegados de polícia seja no âmbito federal ou estadual, dentre outros inúmeros concursos. A carreira jurídica oferece também a possibilidade de atuação na área acadêmica, como docente de graduação em Direito, ou em programas de pós-graduações e outros.
Como atividades da profissão destacam-se:
• Elaborar, reformar e analisar contratos;
• Preparar e apresentar peças no interesse de empresas, instituições públicas etc.;
• Representar o cliente nas relações empregado/empregador, em questões trabalhistas e nas ligadas à Previdência;
• Como delegado de polícia, entre outras atividades, preparar inquérito, chefiar os investigadores de polícia, fiscalizar os setores de armamento e de trânsito;
• Como integrante do Ministério Público (promotor), entre outras atividades, promover ações penais, investigar, fiscalizar, apurar responsabilidades, promover ações na defesa do consumidor, do meio ambiente, crianças e adolescentes, idosos, etc.;
• Como integrante da Magistratura (juiz), decidir conflitos, aplicar a lei, assegurar a proteção de direitos individuais (liberdade, manifestação de pensamento, intimidade, propriedade etc.).

Qualificações

Avaliação do MEC nota: 5
(Fonte: MEC - Ministério da Educação; Nota máxima: 5)

Selos

Saiba mais


DOCENTES

A UNIMAR - Universidade de Marília oferece ao curso uma relação de docentes qualificados.

Corpo docente:

Profª. Mestre Ana Claudia Moraes Juliano
Profª. Doutora Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini

Prof. Doutor Antonio dos Reis Lopes Mello
Profª. Especialista Célia Pavarini da Silva
Profª. Mestre Cintia Maria Trad
Prof. Doutor Emerson Ademir Borges de Oliveira
Prof. Mestre Ewerton Ricardo Messias
Profª. Mestre Francis Marília Pádua
Prof. Mestre Galdino Luiz Ramos Junior
Profª. Mestre Giovana Benedita Jaber Rossini
Profª. Mestre Gisele Lopes de Oliveira
Prof. Doutor Jefferson Aparecido Dias
Prof. Mestre Jefferson Luis Mazzini
Prof. Mestre Jether Gomes Aliseda
Prof. Doutor Jonathan Barros Vita
Prof. Mestre José Carlos Cardoso Souza
Prof. Mestre José Luiz Mansur Junior
Profª. Doutora Jussara Suzi Assis Borges Nasser Ferreira
Prof. Doutor Lourival José de Oliveira
Profª. Mestre Marcela Fogolin Beneditti de Agostinho
Profª. Doutora Maria de Fátima Ribeiro
Profª. Doutora Mariana Ribeiro Santiago
Profª. Doutora Marisa Rossignoli
Profª. Mestre Nilcimara dos Santos Ishii
Prof. Mestre Paulo Roberto de Lara Silva
Prof. Doutor Paulo Roberto Pereira de Souza
Profª. Mestre Regina Célia de Carvalho Martins
Profª. Doutora Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

 

Infraestrutura do curso:

O Curso de Direito oferece ao aluno instalações físicas totalmente adequadas às necessidades do ensino e aprendizagem, pois se encontra instalado no Bloco II, cuja área total do prédio é de 3.400m², muito bem localizado na universidade e guarnecido de amplo estacionamento para os alunos, com 17 (dezessete) salas de aula com capacidade para 80 (oitenta) alunos cada; possui 01 (hum) auditório denominado Tribunal do Juri, totalmente caracterizado e cuja área é de 110 m² e com capacidade para 140 lugares. O Núcleo de Prática Jurídica encontra-se instalado em área própria de 164,37 m² e totalmente equipado. É composto de salas de aulas amplas, iluminadas e todo o bloco onde se encontram as instalações do curso é climatizado. Há acessibilidade às salas de aula, bem como em toda a Universidade para os portadores de necessidades especiais. Há redes wi fi em todas as dependências do bloco e da Universidade, como também à disposição dos alunos, sala específica com recursos de multimídia, assim como equipamentos de multimídia instalados em sala de aula, com conexão de internet.

Diferencial: Conceitos junto ao MEC e GUIA DO ESTUDANTE; instalações do CEJUSC – Centro de Mediação, Conciliação e Cidadania dentro do Núcleo de Prática Jurídica; infraestrutura; titulação e experiência dos docentes.

 

Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso:
O Estágio Curricular fica a cargo do Núcleo de Prática Jurídica, que conta com regulamento próprio e que promove e coordena as atividades práticas relacionadas ao Estágio Supervisionado Curricular e ao Estágio Supervisionado Profissionalizante, visando ao aprimoramento profissional, bem como a carreira jurídica dos acadêmicos do curso. Assim, baseia-se nas atividades do NPJ o veio principal da integração do curso de Direito e a Comunidade, propiciando conhecimento teórico aplicado à prática.
O atendimento à comunidade é desenvolvido a partir dos projetos gerados no núcleo, prevendo o acompanhamento docente, efetiva participação discente, atuação de monitores e estagiários.
O Núcleo mantém convênios com escritórios, órgãos públicos como procuradorias, defensorias, delegacias de polícia, tribunal de justiça, justiça do trabalho, justiça federal, prefeituras, para estágio dos alunos.
O Curso conta com a Avaliação Prática das Disciplinas, onde os docentes aplicam uma avaliação prática condizente com o conteúdo de direito material estudado, conciliando assim a teoria e a prática e o Laboratório de Peças Processuais. As atividades propostas são corrigidas pelos professores responsáveis pelas atividades desenvolvidas a cargo do Núcleo de Prática Jurídica, bem como aulas de Prática Processual Civil, Penal, Trabalhista, Previdenciária, Tributária e Constitucional.
O Trabalho de Conclusão de Curso, denominado Monografia, é requisito obrigatório e indispensável à obtenção do título de bacharel em Direito, é apresentado no último ano do curso.

 

Núcleo de Práticas Administrativas:

Interdisciplinaridade: A formação teórica do curso é pautada na inter e multidisciplinaridade, onde os conhecimentos políticos, econômicos, filosóficos, antropológicos e sociais atuam como ferramentas necessárias ao conhecimento técnico e à consciência crítica em relação ao meio de atuação profissional, dotando o futuro profissional de forte sensibilidade social e consciência de sua formação para exercitar a cidadania e preparado para atender às demandas da sociedade atual.

Semana de Estudos: Anualmente, no mês de agosto, mês do advogado, é realizada a Semana Jurídica, evento tradicional do curso, onde são oferecidas aos alunos palestras diversas e atuais do universo jurídico.

Projetos Sociais: O NPJ, através do Projeto Direito e Cidadania, tem levado orientação e encaminhamento jurídico à população carente, em eventos específicos tais como o Programa Escola da Família, Dia do Trabalho, projetos em empresas, Japan Fest, Cejusc Itinerante, Trote Solidário e outros eventos na cidade e região.


Pesquisa e Extensão:
O curso de Direito implementa suas atividades dentro de um espírito verdadeiramente científico, crítico e formativo, organizado a partir de uma interrogação sobre a dimensão política, as implicações socioeconômicas e a natureza ideológica de toda e qualquer ordem jurídica. As atividades de Iniciação Científica contribuem para o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
As atividades de extensão são desenvolvidas pelo Núcleo de Prática Jurídica, que se traduz no eixo principal da integração entre o Curso de Direito/Comunidade, propiciando ao alunado o conhecimento teórico aplicado à prática, e, executando papel fundamental da Universidade em sua missão social.


Parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Como uma parceria pioneira, desde 2012, a UNIMAR mantém convênio institucional com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o qual permitiu a instalação nas dependências da Instituição (ao lado do Curso de Direito), do CEJUSC- Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, possibilitando o apoio acadêmico nas atividades de arbitragem, negociação, conciliação, mediação e atividades jurídicas reais com excelente grau de atendimento às demandas do Curso de Direito, bem como das demandas sociais, vinculando alunos e professores da graduação e da pós-graduação. Atendimento do CEJUSC em números:
Em 2014, foram realizadas 5.000 audiências no CEJUSC em parceria com a UNIMAR, com 70% de conciliações.
Em 2013, foram realizadas 4.778 audiências no CEJUSC em parceria com a UNIMAR, com 66% de conciliações.

Diferencial: Como uma parceria pioneira, desde 2012, a UNIMAR mantém convênio institucional com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o qual permitiu a instalação nas dependências da Instituição (ao lado do Curso de Direito), do CEJUSC- Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, possibilitando o apoio acadêmico nas atividades de arbitragem, negociação, conciliação, mediação e atividades jurídicas reais com excelente grau de atendimento às demandas do Curso de Direito, bem como das demandas sociais, vinculando alunos e professores da graduação e da pós-graduação.

Núcleo de Práticas: Atendimento do CEJUSC em números: Em 2014, foram realizadas 5.000 audiências no CEJUSC em parceria com a UNIMAR, com 70% de conciliações. Em 2013, foram realizadas 4.778 audiências no CEJUSC em parceria com a UNIMAR, com 66% de conciliações






Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e UNIMAR:

http://www.tjsp.jus.br/
http://www.tjsp.jus.br/Download/Conciliacao/Nucleo/Enderecos_Cejusc.pdf


CEJUSC ITINERANTE: MARILIA CIDADÃ

Parceria entre Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo/ UNIMAR/ Ministério Público Federal
1a. edição: http://www.tjsp.jus.br/Institucional/CanaisComunicacao/Noticias/Noticia.aspx?Id=24913
2a. edição: http://www.tjsp.jus.br/Institucional/Imprensa/Noticias/Noticia.aspx?Id=26141&f=3

Biblioteca:

  • Regulamento da Biblioteca
  • Base de dados
  • Periódicos Online
  • Consulta ao acervo
  • Publicações
  • Dissertações e Teses
  • Revista dos Tribunais OnLine

  •  
    O humorista Jonathan Nemer, ex-aluno de Direito da Universidade, protagonizou uma série de vídeos de humor sobre profissões e cursos ofertados pela Unimar. Durante as gravações, Nemer se surpreendeu com a estrutura e titulação do corpo docente atestando a qualidade de ensino da Universidade.

     

    Universidade de Marília

    Egressos

    Unimar

    Anderson Ricardo Gomes

    Procurador da Fazenda Nacional

    “Me graduei na Universidade de Marília e após concluir duas especializações, também me tornei mestre em Direito pela Instituição. Sou mariliense, conheço a qualidade de ensino oferecido pela Unimar e no momento da minha escolha obtive inúmeras referências positivas no meio jurídico da cidade, principalmente quanto a titulação do corpo docente e estrutura física que incluia até Tribunal de Júri. Durante a graduação, a didática utilizada pelo corpo docente foi primordial nos dando suporte à pesquisa, reflexão e proveitosas leituras, além do acervo da biblioteca que também foi diferencial. Depois de graduado, continuei estudando com o objetivo de prestar concursos e fui para o cargo de Procurador da Fazenda Nacional ".


    Unimar

    Kell Mazzini Ribeiro de Camargo

    Auxiliar Jurídico

    “Ouvia desde criança que a Universidade de Marília é referência em qualidade de ensino, por isso escolhi estudar aqui. Sempre senti segurança na Instituição, conheço vários ex-alunos inseridos no mercado de trabalho e que foram aprovados em dificílimos concursos públicos. Sempre me dediquei para alcançar meus objetivos e encontrei importante apoio do corpo docente, da coordenação e direção. Após dois anos de estágio nos Departamentos de Cobrança e Jurídico da Universidade, fui contratado e conquistei, ainda no nono semestre de graduação, a aprovação no Exame da OAB. Após a colação de grau, fui aprovado no processo seletivo do Programa de Mestrado da Unimar e contemplado como uma bolsa de estudos. Minha formação acadêmica foi indispensável para que tudo isso ocorresse".


    Unimar

    Nilcimara Santos

    Assessora Jurídica

    “Formei-me no curso de Direito da Unimar em 2003 e conclui o Mestrado há quase cinco anos na Instituição. Sou de Andirá, no estado do Paraná e na época do meu ingresso não havia faculdades de Direito na minha região, porém, a Universidade de Marília já se destacava como a maior e melhor prestadora de serviços educacionais.
    Quando ingressei, além de toda a estrutura colocada a disposição dos alunos, fomos recepcionados por um corpo docente qualificado e experiente que soube nos fornecer a base para que pudéssemos conquistar nossos objetivos. No Mestrado, sem dúvidas, o corpo docente também foi o maior incentivador. Acredito que a minha formação foi essencial para minhas conquistas no mercado de trabalho. Hoje atuo como Advogada, como docente Mestra desta Universidade, que um dia foi minha escola e agora é meu local de trabalho".

    Unimar

    Maria Luiza Da Silva

    Administradora, Bacharel em Direito e Contadora

    “Depois de 18 anos sem estudar, resolvi voltar à Unimar para cursar Ciências Contábeis. Conhecia muito bem o corpo docente e a estrutura que conta com uma biblioteca cujo acervo é bem atualizado, estacionamento, cantina e localização privilegiada e, mais uma vez, minhas expectativas foram alcançadas. Antes mesmo de formada já tinha sido aprovada no exame de suficiência do CFC. Já obtive muitas vitórias, após a formação em Administração de Empresas e Direito. Estou há 25 anos na Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda e prestei serviços por mais de 10 anos no Tribunal de Impostos e Taxas da Secretaria da Fazenda. Agora o meu desejo prestar concursos de níveis mais elevados."


    MULTIMÍDIA


    Selecione:

    MATRIZ CURRICULAR

    CONT. CURRICULARES E BIBLIOGRAFIAS

    PROJETO PEDAGÓGICO

    ESTATUTO E REGIMENTO

    BIBLIOTECA

    MAIS FOTOS


    Venha conhecer a Unimar

    Av. Hygino Muzzy Filho, 1001 - Campus Universitário - Marília/SP. atendimento das 8h00 às 12h00, das 12h30 às 18h00 e das 19h00 às 22h00.

    Dúvidas? Ligue (14) 2105 4000