UNIMAR | Cursos

 

 

Engenharia Elétrica

INFORMAÇÕES

Informações Gerais

Curso de Engenharia Elétrica

Ato autorizativo: Curso desde 01/02/1989
Portaria Ministerial nº 286 de 21/12/2012
D.O.U. 27/12/2012
Profissional: Engenheiro Eletricista
Período: Noturno
Duração: 10 semestres
Mensalidade:
R$ 1.344,40

Coordenação:
(14) 2105 4023

Secretaria:
feat-sec@unimar.br
(14) 2105 4044

O Curso

Uma vez que as áreas de mecatrônica, eletrônica e eletrotécnica continuam ascendentes, a UNIMAR antecipa a experiência profissional nos laboratórios especialmente disponibilizados para os alunos de Engenharia Elétrica. Tais laboratórios, montados com equipamentos de última geração para utilização na área, ajudam os futuros engenheiros a lidar com pesquisas e projetos de ponta. Por outro lado, na UNIMAR, os futuros profissionais dessa área são orientados para desenvolver pesquisas e realizar projetos que atendam aos requisitos das novas diretrizes curriculares e os docentes trazem o que há de moderno nas subáreas da Engenharia Elétrica.

A Carreira

A engenharia elétrica é a área da engenharia que lida com a geração, o transporte, a distribuição, a entrega da energia elétrica em seu destino e sua utilização. O engenheiro eletricista planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, pode atuar no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas e em projetos de instalações elétricas em indústrias, comerciais e residências. Também pode participar do projeto e da construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares. Além disso, o engenheiro eletricista ainda poderá atuar no desenvolvimento e aplicação de sistemas de proteção elétrica ou, ainda, como docente, pesquisador ou profissional liberal.

O mercado de trabalho para o engenheiro eletricista, como sempre, está em alta, alavancado atualmente pelas obras de infraestrutura necessárias para o crescimento do país (PAC) que criam a necessidade de uma utilização cada vez maior de fontes de energia renováveis para a geração de energia elétrica, além do uso sustentável da energia e da modernização e ampliação do parque industrial brasileiro.

Qualificações

Avaliação do MEC nota: 3
(Fonte: MEC - Ministério da Educação; Nota máxima: 5)

Selos

Saiba mais


DOCENTES

A UNIMAR - Universidade de Marília oferece ao curso uma relação de docentes qualificados.

Corpo docente:

Profª. Doutora Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini
Prof. Doutor Antônio dos Reis Lopes Mello
Prof. Mestre Bruno Eduardo Paiva Mancussi
Profª. Mestre Camila Alves da Rocha Diogo
Profª. Especialista Célia Pavarini da Silva
Prof. Especialista Edson Navarro
Prof. Mestre José Armando Bornello
Prof. Mestre José Ernesto Tonon
Prof. Mestre Regis Eugênio dos Santos
Prof. Especialista Vlamir Faria Barriento


Infraestrutura do curso:

O curso de engenharia elétrica da Unimar possui salas de aula espaçosas e climatizadas, recursos multimídia e uma ampla estrutura de laboratórios para atender às necessidades dos alunos desde os primeiros anos do curso até seu término. Com isso, espera-se que seja estimulada nos futuros engenheiros a capacidade de buscar soluções para problemas, desde os mais corriqueiros, até aqueles que exijam o mais profundo conhecimento da sua área de atuação. Assim cria-se no estudante a capacidade de sintetizar conteúdos e, dessa forma garante-se um aprendizado mais amplo do ponto de vista profissional.
            Nos primeiros anos do curso de engenharia elétrica (ciclo básico), os alunos já têm contato com o ambiente de laboratório no Laboratório de Química, no Laboratório de Física Experimental e no Laboratório de Informática.
            Quando inicia o ciclo específico, o aluno do curso de engenharia elétrica ainda poderá contar com aulas práticas de diversas disciplinas no Laboratório de Eletrônica e Instrumentação, no Laboratório de Máquinas Elétricas e Conversão de Energia e no Laboratório de Automação e Circuitos Trifásicos.

O curso ainda conta com diversos exemplares de bibliografia básica e específica na Biblioteca Central da Unimar, totalmente automatizada e com acesso ao acervo através de consultas em terminais de computadores dispostos no balcão de atendimento e pela internet.

 
O humorista Jonathan Nemer, ex-aluno de Direito da Universidade, protagonizou uma série de vídeos de humor sobre profissões e cursos ofertados pela Unimar. Durante as gravações, Nemer se surpreendeu com a estrutura e titulação do corpo docente atestando a qualidade de ensino da Universidade.

 

Universidade de Marília

Egressos

Unimar

Nestor Fonseca

Engenheiro

“Escolhi a Unimar por possuir uma ótima estrutura e por ser próxima da minha cidade, desta forma consegui conciliar o trabalho com os estudos. Encontrei alguns professores maravilhosos de forma pessoal e profissional, tanto é que são meus amigos até hoje. Me formei em junho de 2010, continuei trabalhando na mesma empresa, e fui promovido mais de uma vez, hoje sou Engenheiro Residente de Fiscalização, estou atuando na construção de um grande trecho da maior linha de corrente contínua em extensão do mundo. Estou muito feliz na minha profissão, e continuo buscando conhecimento para continuar a crescer" Nestor Fonseca, formado em 2010 e trabalha na Abengoa Brasil.



MULTIMÍDIA


Selecione:

MATRIZ CURRICULAR

CONT. CURRICULARES E BIBLIOGRAFIAS

PROJETO PEDAGÓGICO

ESTATUTO E REGIMENTO

BIBLIOTECA

MAIS FOTOS


Venha conhecer a Unimar

Av. Hygino Muzzy Filho, 1001 - Campus Universitário - Marília/SP. atendimento das 8h00 às 12h00, das 12h30 às 18h00 e das 19h00 às 22h00.

Dúvidas? Ligue (14) 2105 4000