UNIMAR | Cursos

 

 

Farmácia

INFORMAÇÕES

Informações Gerais

Curso de Farmácia

Ato autorizativo:
- Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 823 de 30/12/2014
- Publicado no Diário Oficial da União de: 02/01/2015
Profissional: Farmacêutico
Período: Noturno
Duração: 10 semestres
Mensalidade:
R$ 1.244,00

Coordenação:
Profª. Ms. Lara Cristina Casadei Ubeda
laraubeda@unimar.br
(14) 2105-4052

Laboratório de Análises Clínicas:
(14) 2105 40402

Farmácia industrial:
(14) 2105 4086

Secretaria:

saude@unimar.br
(14) 2105-4083

O Curso

O farmacêutico estuda a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados e orienta seu processo de fabricação. Pesquisa e testa substâncias que entram na composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Registra drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se as normas sanitárias estão sendo cumpridas. Em laboratórios de análises clínicas, faz exames para diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas tradicionais ou personalizadas. O curso de Farmácia da Unimar contempla o farmacêutico com formação generalista, com 78 áreas de atuação, apresentando coerência com as diretrizes curriculares nacionais. Tendo formado várias turmas de farmacêuticos capacitados ao exercício das atividades referentes aos fármacos e medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, à análise de alimentos, ao desenvolvimento, produção e controle de qualidade de medicamentos, cosméticos, saneantes e alimentos, sempre buscando o que há de mais atual na área. O curso possui uma Indústria Farmacêutica Piloto, utilizada para o desenvolvimento e validação de medicamentos, possui laboratório clínico-escola e o hospital, onde os alunos realizam estágios nas áreas de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar. As UBS simbolizam um aprendizado extraclasse de fundamental importância, onde se pode aplicar a Assistência e Atenção Farmacêutica e ainda estar inserido junto à equipe multidisciplinar do médico da família. O ambulatório de especialidades médicas da Universidade de Marília, também é um campo de estágios e aprendizado extraclasse. Os alunos estão inseridos em vários projetos de extensão à comunidade, como por exemplo, o projeto “Assistência Farmacêutica” que visa principalmente o risco da automedicação, o esclarecimento entre os medicamentos de referência, genéricos e similares, e o cuidado com os pacientes em relação à administração, armazenamento e validade dos medicamentos. Na área de “Atenção Farmacêutica” o foco são as informações sobre interação medicamentosa, adesão ao tratamento, acompanhamento farmacoterapêutico, etc.

A Carreira

O mercado farmacêutico brasileiro já é o sexto maior do mundo e poderá chegar à terceira posição até 2018. Ele é impulsionado pelo tamanho da população, o aumento da renda e as compras governamentais. Fábricas de medicamentos e cosméticos e laboratórios de análises clínicas são grandes empregadores, assim como o setor público, representado pelas farmácias populares e pelos serviços de vigilância sanitária. Os graduados podem, ainda, atuar na área científica de pesquisa, biologia molecular e toxicologia forense. Em 2014, foi promulgada a lei que exige o farmacêutico em qualquer local de dispensação de medicamentos, o que tornou obrigatória a presença do profissional nas farmácias em unidades básicas de saúde (UBS), elevando a procura pelo graduado. Assim, o farmacêutico, por apresentar uma formação generalista, está apto a atuar na indústria de medicamentos (exclusiva deste profissional), indústrias de cosméticos, destilarias, indústrias de alimentos, indústrias de fitoterápicos, indústrias de produtos domissanitários, indústrias de insumos, indústria de síntese de fármacos, em laboratórios de biotecnologia e biologia molecular, centros de diagnósticos clínico laboratorial (sorologia e banco de sangue, bioquímica clínica, microbiologia clínica, hematologia clínica, análises toxicológicas), na área de pericia criminal, em farmácias na área de dispensação e na manipulação magistral.

Qualificações

Avaliação do MEC nota: 4
(Fonte: MEC - Ministério da Educação; Nota máxima: 5)

Certificação Municipal de Instituição Amiga da Saúde.

Selo ABMES de Instituição Socialmente Responsável.

Selos

Saiba mais


DOCENTES

A UNIMAR - Universidade de Marília oferece ao curso uma relação de docentes qualificados.

Corpo docente:


Nome do Docente

 

   
Prof. Doutor Adriano Cressoni Araujo
Prof. Doutor André Martins
Profª. Doutora Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini
Prof. Doutor Antonio dos Reis Lopes Mello
Profª Doutora Cássia Fernanda D. Bassan
Profª. Mestre Chimenny Aulua Lascas de Moraes
Prof. Especialista Claudemir Gregorio Mendes
Profª. Mestre Claudia Maria Waib Castello Branco
Profª. Mestre Cristiane Fátima Guarido
Prof. Mestre Cristovam Emilio Herculiani
Profª. Mestre Denize Maria Galice Rodrigues
Profª. Doutora Elen Guiguer Landgraf
Prof. Especialista Elcio Laiter
Prof. Mestre Joelson Isaac Braga Da Motta
Profª. Mestre Juliana Agostinho Lopes
Profª. Mestre Lara Cristina Casadei Ubeda
Prof. Doutor Marcelo Rodrigues
Profª. Mestre Márcia Rocha Gabaldi
Profª. Doutora Maria Flavia Pereira da Silva
Profª. Doutora Myrian Lucia Ruiz Castilho
Prof. Doutor Paulo Cezar Novais
Prof. Doutor Paulo Sergio Marinelli
Profª. Mestre Rachel Gomes Eleuterio
Prof. Doutor Paulo Sergio Marinelli
Profª. Mestre Silvana Lusia Pires
Prof. Mestre Vitor Jose Miranda Das Neves
Prof. Mestre Walter Roberto Schiller
Profª. Doutora Walkiria Martinez Heinrich Ferrer
Prof. Mestre Wilson Bernardo Silva

 

Infraestrutura do curso

Para a formação do farmacêutico estão disponíveis as amplas instalações no laboratório de químicas, a Farmácia Industrial com laboratório das disciplinas profissionalizantes: tecnologia farmacêutica, farmacognosia, farmacotécnica, tecnologia de fitoterápicos e fitocosméticos, além dos laboratórios de controle de qualidade físico-químico e microbiológico para análises de alimentos, medicamentos, cosméticos, dentre outros. Contamos ainda com o laboratório de Análises Clínicas que ocupa uma área de 3.000 m2, com dependências específicas para cada tipo de material e técnicas utilizadas nas análises laboratoriais. Contamos ainda para estágios com o apoio do Hospital Universitário, com laboratório moderno, totalmente automatizado com equipamentos de última geração e uma Farmácia Hospitalar central, uma farmácia no centro cirúrgico e a farmácia de oncologia, onde os alunos realizam estágio durante um semestre. Os laboratórios de Anatomia, Microbiologia, Parasitologia, Farmacologia, Patologia, Histologia/Embriologia são comuns a todos os cursos da área da Saúde. O laboratório de Práticas da Saúde é o mais novo laboratório, contemplando uma biblioteca, computadores, salas de auto-aprendizagem com laboratório de Anatomia, Microscopia, salas de primeiros socorros. Os laboratórios funcionam em período integral para estudo e noturno para as aulas com completa assistência técnica (técnicos com amplo conhecimento na área).

Diferencial: Matriz Curricular generalista, visando a qualidade do ensino-aprendizagem, tanto o currículo como as atividades desenvolvidas no curso de Farmácia, contemplam as habilidades conceituais, humanas e técnicas, motivo de destaque e alta empregabilidade de nosso alunado, tanto na esfera regional quanto nacional.
Destacamos, entre outras atividades teórico-práticas:
Estágio Supervisionado Curricular e Trabalho de Conclusão de Curso: oportunizando o conhecimento e a prática das atividades relacionadas ao trabalho. Os estágios curriculares iniciam no 5º termo (Boas Práticas Laboratoriais e Controle de Qualidade), com sequência no 6º termo (Assistência Farmacêutica), 7º termo (Farmácia Hospitalar), 8° termo (Manipulação), 9° termo (Atenção Farmacêutica e Análises Clínicas) e 10° termo (Eletivo), sendo assim os estágios contemplam diversos campos de atuação do profissional farmacêutico. O estágio eletivo o aluno irá optar em realizar o estágio em uma das áreas de atuação do farmacêutico. O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é obrigatório segundo as Diretrizes Curriculares do Curso de Farmácia, assim os alunos realizam uma pesquisa durante o 9º e 10º termos do curso.

Núcleo de Práticas: Várias atividades práticas são dedsenvolvidas no decorrer dos semestres. A maioria das disciplinas possui carga horária teórico-prático, para que o aluno possa visibilizar e desenvolver habilidades práticas da competência do profissional farmacêutico.
Interdisciplinaridade: pesquisa e desenvolvimento de fórmulas nos laboratórios de manipulação trazem a realidade ao discente nos segmentos da farmácia medicamentosa, cosméticas e fitoterapia. Estudos dirigidos multidisciplinares trazem a realidade de casos clínicos nas diversas patologias e exames laboratoriais e complementares da profissão.

Semana de Estudos: Realização de palestras e oficinas com temas atuais. Anualmente é realizada a semana de estudos dos cursos de Biomedicina e Farmácia – BIOFARMA, com palestras e cursos de profissionais renomados no mercado de trabalho com diversos temas da atualidade e diversificando as áreas de atuação destes profissionais.
Projetos Sociais: Vários Projetos Sociais são realizados pela coordenação juntamente com os discentes e ainda participação de docentes. Esses projetos sociais são desenvolvidos a fim de inserir o discente na visão crítica, ética e humanista.

Destacamos os projetos:
Amor de Criança, um projeto multidisciplinar onde são atendidas crianças com paralisia cerebral
Sustentabilidade, projeto realizado nas escolas públicas que ensina os alunos e familiares como contribuir com o meio ambiente, são realizadas oficinas onde é feito detergente biodegradável, álcool gel, repelente natural e sabão em pedra.
Doenças Sexualmente Transmissíveis, projeto multidisciplinar envolvendo os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina, consiste em capacitar um grupo de alunos do Ensino Médio a propagar na escola e no birro onde residem sobre as doenças, seus riscos e a prevenção.
Grupo de Pesquisa: os alunos iniciam o campo de pesquisa com a Iniciação Científica, onde o aluno irá desenvolver um tema seja teórico ou teórico/prático com orientação de docente. O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC também é uma forma de pesquisa, pois os alunos realizam uma pesquisa e este trabalho é apresentado na Semana de Pesquisa e Extensão da Universidade de Marília e avaliado por um docente. Encontro de Iniciação Científica (ISSN 1808-4044) – anual.
Simpósio de Iniciação Científica (ISSN 2176-8544) – de 2 em 2 anos
Visita Técnica: através das visitas, permite aos alunos relacionar a teoria à prática. Visitas Técnicas são realizadas a fim de que o aluno adquira um conhecimento extramuros. São realizadas visitas em laboratório de Análises Clínicas, indústria de Cosméticos, Medicamentos e Alimentos.

Pesquisa e Extensão: o curso de Farmácia incentiva os alunos a realizar pesquisa através da Iniciação Científica, visando despertar o interesse do aluno junto à pesquisa e a publicação dos mesmos. Em relação às Atividades de Extensão, formar profissionais comprometidos com a responsabilidade social.

Projetos que estão sendo desenvolvidos:
Cejusc Itinerante: projeto social multidisciplinar com atendimento a população em todos os cursos da IES. A Farmácia realiza Assistência Farmacêutica, esclarecimento em relação a medicamentos genéricos, éticos e similares, orientação em relação a prevenção de Dengue, assepsia das mãos com álcool gel,dosagem de glicemia capilar e orientação em relação a DST.
Feira das Profissões: feira itinerante em escolas públicas e privadas com a finalidade de divulgar o curso e suas áreas de atuação.
Transformando Crime em Cidadania: projeto realizado em parceria com a Polícia Federal, que consiste na fabricação de álcool 70 GL, álcool gel e desinfetante através das bebidas apreendidas.
Atendimento à comunidade: várias atividades junto à comunidade são realizadas no decorrer do ano. Estes atendimentos envolvem realização de dosagem de glicemia capilar, prevenção de DST, realização do sistema ABO-Rh, em semanas de prevenção de acidente de trabalho, Japan Fest, Cejusc Itinerante, Dia da Mulher, dentre outros, com a finalidade de esclarecer e contribuir com a saúde da população.

 
  • Áreas de atuação do profissional farmacêutico:
    • Acupuntura – O farmacêutico, depois de realizar o curso de acupuntura, pode abrir uma clínica e realizar esta prática devidamente regulada pela legislação.
    • Administração de laboratório clínico – Nas análises clínicas, o farmacêutico pode gerenciar um laboratório. No Brasil existem mais de 5500 laboratórios onde os proprietários são farmacêuticos.
    • Administração farmacêutica – Desenvolve o uso correto do medicamento.
    • Administração hospitalar – No decorrer de sua carreira, este possui conhecimentos sobre saúde pública, economia, administração, entre outros, o que o tornam apto para administrar um hospital.
    • Análises clínicas – Além de gerenciar laboratórios, o farmacêutico possui conhecimentos em hematologia, citopatologia, bioquímica, morfologia celular e outros para o exercício desta função.
    • Assistência domiciliar em equipes multidisciplinares – Parte da assistência farmacêutica, onde temos o profissional realizando serviços de Saúde da Família.
    • Atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência – Em serviços de emergência a atuação do farmacêutico pode evitar mortes, onde este, orientado pelo médico prestará o auxílio medicamentoso necessário.
    • Auditoria farmacêutica – Verifica se a indústria, farmácia, laboratório, etc, estão dentro das normas exigidas pela legislação.
    • Bacteriologia clínica – Detecta bactérias através de meios de cultura, identifica e faz laudos sobre os achados.
    • Banco de cordão umbilical – Utilização das células tronco do cordão umbilical, importante para pacientes que necessitam de medula óssea.
    • Banco de leite humano – O farmacêutico atua nas técnicas de conservação e testes laboratoriais em bancos de leite.
    • Banco de sangue – Coleta, transportes e testes realizados no sangue, para sua posterior utilização.
    • Banco de sêmen – Conservação, testes da bioquímica do sêmen.
    • Banco de órgãos – Conservação, testes bioquímicos e outras análises.
    • Biofarmácia – Medicamentos feitos a partir de material vivo.
    • Biologia molecular
    • Bioquímica clínica – Pode realizar a bioquímica do sangue, hemograma, bioquímica da urina, e outros.
    • Bromatologia – Estuda os alimentos e desenvolve produtos mais nutritivos e saudáveis.
    • Citologia clínica – Estudo das células na clínica
    • Citopatologia – Observa se as células apresentam alguma anormalidade que as torne patológica.
    • Citoquímica – Estuda processos químicos nas células.
    • Controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental – Nas indústrias a qualidade da água é um fator essencial para a qualidade dos produtos, como exemplo podemos citar os injetáveis.
    • Controle de vetores e pragas urbanas – Nesta área o farmacêutico estabelece uma rotina para exterminar uma praga urbana.
    • Cosmetologia – Estudo dos cosméticos, formas de preparo, avaliação química, desenvolvimento, controle de qualidade, etc.
    • Exames de DNA
    • Farmacêutico na análise físico-química do solo
    • Farmácia antroposófica
    • Farmácia clínica
    • Farmácia comunitária – nos postos de saúde, clínicas médicas, entre outros.
    • Farmácia de dispensação –
    • Fracionamento de medicamentos – Vital para a economia e utilização racional do medicamento.
    • Farmácia dermatológica
    • Farmácia homeopática – Dispensa e orienta sobre produtos homeopáticos.
    • Farmácia hospitalar – É a farmácia com função de atender pacientes internados ou de emergência, onde os cuidados e restrições são especiais.
    • Farmácia industrial – Produção de medicamentos, alimentos humanos e animais.
    • Farmácia magistral – manipulação de fórmulas.
    • Farmácia nuclear (radiofarmácia)
    • Farmácia oncológica – Produtos específicos para pessoas afetadas pelo câncer.
    • Farmácia pública – Farmácias dos governos federais, estaduais e municipais.
    • Farmácia veterinária – Produtos específicos para animais.
    • Farmácia-escola
    • Farmacocinética clínica
    • Farmacoepidemiologia – Controle de pragas e vetores de doenças.
    • Fitoterapia – Utilização de medicamentos fitoterápicos na cura de doenças.
    • Gases e misturas de uso terapêutico – Alguns destes gases são usados na anestesia.
    • Genética humana – Clínicas de reprodução e fertilidade humana
    • Gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde – O farmacêutico cuida dos materias descartados, com atenção para a contaminação do meio ambiente.
    • Hematologia clínica – Bioquímica do sangue solicitada pelos médicos para desvendar doenças.
    • Hemoterapia
    • Histopatologia – Define se o a composição histológica está normal ou patológica.
    • Histoquímica – Química dos tecidos.
    • Imunocitoquímica
    • Imunogenética e histocompatibilidade
    • Imunohistoquímica
    • Imunologia clínica – Testes imunológicos reclamados pela clínica médica.
    • Imunopatologia
    • Meio ambiente, segurança no trabalho, saúde ocupacional e responsabilidade social
    • Micologia clínica
    • Microbiologia clínica
    • Nutrição parenteral
    • Parasitologia clínica – Identifica parasitas.
    • Saúde pública – Em farmácias de postos de saúde, hospitais, ambulatórios. Assim como na prevenção de doenças.
    • Toxicologia clínica
    • Toxicologia ambiental – Estuda a contaminação tóxica de ambientes.
    • Toxicologia de alimentos – Realiza testes bromatológicos, determina quantidades viáveis de constituintes para alimentos, etc.
    • Toxicologia desportiva – Busca desvendar casos de dopping, ou uso abusivo de substâncias por atletas.
    • Toxicologia farmacêutica – Estuda as relações tóxicas de medicamentos e fármacos no organismo humano ou animal
    • Toxicologia forense – Investigação de overdoses, mortes por decorrência de produtos químicos, além de diversas outras análises.
    • Toxicologia ocupacional – Estuda a toxicologia dos trabalhadores e seu lugar de trabalho.
    • Toxicologia veterinária – Estuda as substâncias tóxicas que afetam os animais, assim como sua alimentação.
    • Vigilância sanitária – Fiscalização de estabelecimentos que devem seguir normas da vigilância sanitária do país.
    • Virologia clínica – Detecção e identificação de vírus causadores de doença.
    No setor público
    • Militar
    • Fiscal sanitário
    • Auditor em saúde
    • Perito criminal
    • Universidades Federais e Estatuais
    • Hospitais
    • Postos de Saúde

 

Universidade de Marília

Egressos

Unimar

Deiver Saraiva

Especialista

“Escolhi a Unimar por ter um ótimo curso de Farmácia. O corpo docente da Universidade me preparou para encarar os desafios do mercado de trabalho, principalmente por aliar as aulas e as situações do dia-a-dia do profissional. Atualmente estou concluindo a montagem do meu laboratório de análises clínicas e aguardando a convocação de um concurso público no qual fui aprovado em primeiro lugar"


Unimar

Érika Tsuji

Farmacêutica

“A Unimar é a Universidade da minha cidade. Meus pais formaram-se e foram docentes nela, por isso eu possuía importantes referências. Com ótimos professores, aulas práticas e estágios em diversas áreas acredito que recebi excelente formação. Logo após a formatura fui efetivada e hoje atuo no controle de qualidade de uma grande indústria de Marília"


Unimar

Helbert Bissoli

Bacharel

“Após me formar em Administração, ingressei no curso de Farmácia principalmente por conhecer a qualidade da Universidade. O incentivo dos professores para que eu ingressasse em estágios foi primordial para que alcançasse destaque, já que hoje sou Responsável Técnico pela empresa Hipermarcas S/A. Ainda pretendo ingressar em um MBA e terminar curso de línguas"


Unimar

Cleber da Silveira Torres

Bacharel

“Ingressei na Universidade de Marília em 2008 por ter recebido recomendações de outros alunos e ainda conhecer sua infraestrutura e conceito em avaliações do MEC. Durante o curso desenvolvi importantes projetos que somados à qualidade do corpo docente e aos estágios curriculares me habilitaram para diversas áreas. Hoje estou no Programa de Trainee da Industria de Medicamentos Genéricos “Prati-Donaduzzi” e meu objetivo é poder me especializar na área industrial"


Unimar

Danilo Antonini Alves

Mestre

“Ingressei na Unimar pelo seu conceito e reconhecimento da e principalmente pela credibilidade do curso de Farmácia. O curso me preparou, através de aulas práticas e teóricas, para atuar nas várias áreas de atuação do profissional farmacêutico. Atualmente estou fazendo doutorado em uma Universidade Estadual"


MULTIMÍDIA


Selecione:

MATRIZ CURRICULAR

CONT. CURRICULARES E BIBLIOGRAFIAS

PROJETO PEDAGÓGICO

NORMAS DOS LABORATÓRIOS DA SAÚDE

REGULAMENTO LAB. PRÁTICAS EM SAÚDE

MAIS FOTOS


Venha conhecer a Unimar

Av. Hygino Muzzy Filho, 1001 - Campus Universitário - Marília/SP. atendimento das 8h00 às 12h00, das 12h30 às 18h00 e das 19h00 às 22h00.

Dúvidas? Ligue (14) 2105 4000