Atendimento via chat
Atendimento via chat
UNIMAR | Cursos

 

 

Engenharia de Produção Mecânica

INFORMAÇÕES

Informações Gerais

Curso de Engenharia de Produção Mecânica

Ato autorizativo: Curso desde 01/02/1990
Portaria Ministerial nº 286 de 21/12/2012
D.O.U. 27/12/2012
Profissional: Engenheiro de Produção Mecânica
Período: Noturno
Duração: 10 semestres
Mensalidade 2018: R$ 1.384,73
Mensalidade 2019: R$ 1.440,12

Coordenação:
Prof. Ms. Odair Laurindo Filho
odairlfilho@unimar.br
(14) 2105 4023

Secretaria:

engenharias@unimar.br
(14) 2105 4026

O Curso

O Engenheiro de Produção Mecânica formado pela UNIMAR está capacitado para assumir posições de liderança nas empresas do setor. Com a constante transformação dos processos industriais, o curso mantém a atualização contínua da grade curricular e dos equipamentos dos laboratórios. Além disso, o estilo UNIMAR garante que a fundamentação teórica, adquirida na sala de aula, e estende seus efeitos para a prática concreta, através do desenvolvimento de projetos inovadores em laboratórios na própria instituição, e por meio de estágios supervisionados. A estruturação do currículo nos módulos propostos (básico, tecnológico e de Engenharia de Produção) está pautada na divisão clássica apresentada pela Resolução CNE/CES n° 11/2002, que define que todo o curso de Engenharia, independente de sua modalidade, deve possuir um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos que caracterizem a modalidade 19 do curso de graduação. Apesar de utilizar outra nomenclatura, este Projeto Pedagógico contempla os conteúdos indicados na Resolução CNE/CES n° 11. A organização do curso contempla os seguintes eixos de formação: Básica, Específica e Profissionalizante.

A Carreira

O engenheiro de produção mecânica é profissional fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores, tendo como objetivo aumentar sua produtividade e rentabilidade. Sua formação associa conhecimento de engenharia a técnicas de administração e fundamentos de economia preparando-o para adotar procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança na linha de produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Aperfeiçoam técnicas de produção, e define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade da empresa. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.

Qualificações

Selos

Saiba mais


DOCENTES

A UNIMAR - Universidade de Marília oferece ao curso uma relação de docentes qualificados.

Corpo docente:

Docentes:  
   
 

Prof. Dr. Adriano Sunao Nakamura
Prof. Msc. Alexandre Ricardo Alferes Bertoncini
Prof. Dr. Antônio Dos Reis Lopes Mello
Profª. Msc. Camila Alves Da Rocha Diogo
Profª. Drª Cássia Fernanda Domingues Bassan
Profª. Esp. Celia Pavarini Da Silva
Profª. Msc. Cristiane Vitorio Octaviani
Prof. Dr. Cristiano Okada Pontelli
Prof. Dr. Daniel de Bortoli Teixeira
Prof. Msc. Edson Catelan
Prof. Dr. Emerson Ademir Borges De Oliveira
Prof. Esp. Gilberto Eidi Ogawa
Profª. Drª. Heloisa Helou Doca
Prof. Dr. Heron Fernando De Sousa Gonzaga
Prof. Dr. Irajá Gouvea
Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias
Prof. Msc. José Armando Bornello
Prof. Dr. José Arnaldo Duarte
Prof. Msc. José Ernesto Tonon
Prof. Msc. Márcio Fernando Lunardelli Coiado
Prof. Dr. Marco Antônio Manechini
Profª. Drª. Marissa Rossignoli
Profª. Drª. Myrian Lucia Ruiz Castilho
Prof. Msc. Odair Laurindo Filho
Profª Msc. Palmira Cordeiro Barbosa
Prof. Dr. Paulo Sergio Marinelli
Prof. Msc. Regis Eugenio Dos Santos
Prof. Dr. Ronan Gualberto
Prof. Dr. Sergio Pascoal De Campos
Profª. Drª. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

   

 

Infraestrutura do curso:

A UNIMAR dispõe de completa estrutura física para o funcionamento dos seus cursos, com salas de aulas convencionais e diferenciadas (atelier/desenho), salas de apoio ao pessoal técnico administrativo, docentes e discentes, laboratórios, sanitários adaptados para pessoas com necessidades especiais, compreendendo um total de aproximadamente 6.000 m² de área construída, distribuídos em 03 prédios paralelos e próximos um do outro. Abaixo segue a relação destas instalações disponível para utilização do curso:

salas de aulas: 30 salas de aulas com carteiras convencionais almofadadas e 05 salas de aulas com pranchetas para desenho;
salas de apoio técnico administrativo: 01 sala para a secretaria do bloco, 01 sala para a coordenação, 02 salas de professores com infra estrutura básica e recursos de informática com acesso à internet sem fio, 01 sala para os técnicos de informática;
O coordenador do curso e os professores do NDE dispõem de gabinete de trabalho com computador ligado a internet.
Para desenvolvimento de trabalhos, estudos, elaboração de aulas, correção de provas e pesquisas, os professores dispõem da sala de atendimento ao aluno, que possui baias individuais e armários individuais com chave. Os professores têm livre acesso à internet, pois próximo a sala dos mesmos se localiza o Laboratório de informática. O bloco também disponibiliza acesso a internet wireless.
02 salas de multimídia, com acesso à internet e recursos audiovisuais fixos. Salientam-se ainda, a existência de diversos recursos audiovisuais portáteis (retro projetores, projetores multimídia), que são utilizados quando requisitados, durante as aulas nas demais salas já mencionadas;
sanitários masculino e feminino em todas as extremidades dos prédios (convencionais e adaptados);
salientam-se as áreas de convivência, restaurante e cantina universitária, biblioteca, livraria, e ainda, que todos os prédios estão adaptados conforme legislação vigente sobre acessos de pessoas portadores de necessidades especiais.

Os laboratórios tecnológicos se espalham por todo o campus da IES e atendem aos requisitos das disciplinas que exigem atividades práticas. São todos equipados e com área suficiente para atender não só os alunos do curso de Engenharia de Produção Mecânico, bem como os demais cursos que se faz necessário utilizá-los, onde se destacam os seguintes laboratórios: de Ensaios Mecânicos e Metalografia, Ensaios, Física Experimental, Máquinas Operatrizes e Metrologia, Laboratório de Automação e Controle – Hiráulico /Pneumático/Elétrico, Máquinas Elétricas e Conversão Eletromecânica de Energia, Eletrônica e Medidas Elétricas, Operações Unitárias e Fenômenos dos Transportes, Bioenergia, Destilação, e Informática.

O Curso de Engenharia de Produção Mecânica na Universidade de Marília completa 26 anos em 2016.

 
O humorista Jonathan Nemer, ex-aluno de Direito da Universidade, protagonizou uma série de vídeos de humor sobre profissões e cursos ofertados pela Unimar. Durante as gravações, Nemer se surpreendeu com a estrutura e titulação do corpo docente atestando a qualidade de ensino da Universidade.

 

Universidade de Marília

MULTIMÍDIA


Selecione:

MATRIZ CURRICULAR

CONT. CURRICULARES E BIBLIOGRAFIAS

PROJETO PEDAGÓGICO

ESTATUTO E REGIMENTO

BIBLIOTECA

MAIS FOTOS


Venha conhecer a Unimar

Av. Hygino Muzzy Filho, 1001 - Campus Universitário - Marília/SP. atendimento das 8h00 às 12h00, das 12h30 às 18h00 e das 19h00 às 22h00.

Dúvidas? Ligue (14) 2105 4000