UNIMAR | Cursos

 

 

Medicina

INFORMAÇÕES

Informações Gerais

Curso de Medicina

Ato autorizativo:
Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 172 de 13/03/2014
Publicado no Diário Oficial da União de: 14/03/2014
Profissional: Médico
Período: Integral
Duração: 12 semestres
Mensalidade:
R$ 9.285,44

Coordenação:
Prof. Dr. Heron Fernando de Sousa Gonzaga
E-mail: herongonzaga@unimar.br

Secretaria:
medicina@unimar.br
(14) 2105 4090 / 2105-4087

Hospital Universitário:

Conheça: www.abhu.com.br
E-mail: abhu@abhu.com.br
(14) 2105 4500

O Curso

Na Universidade de Marília o estudante tem uma formação integral, desenvolvendo seus conhecimentos com o auxílio de um corpo docente capacitado tecnicamente, sendo que a maioria apresenta mestrado e doutorado. Os professores, além de suas funções de ensino e assistenciais, realizam pesquisa, inclusive com a participação dos estudantes por meio do programa de iniciação científica. O curso oferece oportunidade para que o estudante realize estágios práticos, que estruturam o trabalho médico, desde os primeiros anos, e em todos os cenários se investe no desenvolvimento de postura ética, humana e solidária. Estas ações são possíveis gráças a metodologias de ensino inovadoras e o currículo está estruturado de acordo com as atividades que um médico realiza.

A Carreira

O médico, hoje, tem como campo de atuação: a atenção à saúde privada, representada principalmente pelos convênios e cooperativas médicas e o Sistema Único de Saúde (SUS) que é uma política do Estado brasileiro que congrega uma rede de serviços e ações de saúde nas três esferas de governo, municipal, estadual e federal. A Universidade de Marília busca formar um profissional que mais do que realizar assistência, cuida das pessoas em sua essência, tanto no âmbito individual quanto coletivo, em qualquer local em que este irá atuar. Entende, ainda, que o médico deve estar preparado para realizar promoção da saúde e prevenção de doenças. Apesar da UNIMAR investir na formação de um médico generalista, este conta com um grande número de especialidades, tanto na área clínica como na cirúrgica, passando pela medicina social. O mercado de trabalho médico é amplo e diversificado, garantindo oferta de trabalho para bons profissionais.

Qualificações

Avaliação "in loco" do MEC nota: 4
(Fonte: MEC - Ministério da Educação; Nota máxima: 5)

Certificação Municipal de Instituição Amiga da Saúde.

Selo ABMES de Instituição Socialmente Responsável.

Selos

Saiba mais


DOCENTES

A UNIMAR - Universidade de Marília oferece ao curso uma relação de docentes qualificados.

Corpo docente:

Profª. Mestre Adriana Porto Nunes Gazetta
Prof. Doutor Adriano Cressoni Araujo
Prof. Doutor Adriano Sunao Nakamura
Profª. Doutora Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini
Prof. Doutor Antonio Dos Reis Lopes Mello
Profª. Especialista Alane Beatriz Uetanabara Piai
Profª. Especialista Ana Lucia Bastos Folgosi
Prof. Doutor Andre dos Santos Moro
Prof. Mestre Aulo Virginius Judice Junior
Prof. Especialista Caio Sergio Galina Spilla
Prof. Mestre Carlos Alberto Da Silva Giandon
Prof. Doutor Carlos Eduardo Bueno
Profª. Mestre Claudia Maria Waib Castello Branco
Profª. Doutora Claudia Rucco Penteado Detregiachi
Profª. Doutora Claudia Sampaio Fonseca Repetti
Prof. Doutor Claudio Jose Rubira
Prof. Especialista Cleber Gustavo RotoliBaldelin
Profª. Especialista Cristiane Bazzo da Costa Silva
Profª. Especialista Cristiane Maria Goncalves Moris
Prof. Mestre Cristovam Emilio Herculiani
Profª. Doutora Daniela Vieira Buchaim
Profª. Mestre Denize Maria Galice Rodrigues
Prof. Doutor Domingos Donizeti Roque
Prof. Especialista Edgar Baldi Junior
Profª. Doutora Elen Landgraf Guiguer
Prof. Especialista Elzio Oliveira Munhoz
Prof. Especialista Emerson Gomes de Souza
Prof. Mestre Fabio Augusto Freiria Barbosa
Prof. Doutor Fabio Augusto Furlan
Profª. Mestre Fátima Adriana de Almeida Gazetta
Prof. Especialista Felipe Nammur de Oliveira Guena
Prof. Mestre Feres Abrão
Profª. Mestre Flavia Vilas Boas Ortiz Carli
Prof. Doutor Francisco De Agostinho Junior
Prof. Mestre Gilmar Felisberto Junior
Profª. Mestre Gisele Vieira de Mello
Prof. Mestre Helder Raful
Prof. Especialista Heraldo Joel Benetti
Prof. Doutor Heron Fernando de Sousa Gonzaga
Profª. Especialista Ira Kireeff de Moraes Carvalho
Prof. Doutor Ivan de Melo Araujo
Profª. Especialista Jesselina Francisco dos Santos
Prof. Especialista Jordana Oliveira Domingues
Prof. Especialista Jorge Fiod Neto
Prof. Doutor José Cicero Guilhen
Prof. Doutor José Pedro Trevisan Novaretti
Profª. Especialista Juliana Pascon dos Santos
Prof. Especialista Julio Cesar Rodrigues Vilela
Profª. Mestre Karina Quesada Bechara
Profª. Especialista Katy Luciane Motta
Prof. Mestre Leandro Rodrigues Dda Silva

Profª. Doutora Leila Maria Guissoni Campos
Prof. Doutor Lelio Carli Batista
Profª. Mestre Ligia Elaine Morelatto de Pieri da Silva
Profª. Mestre Luciana Ottaiano Cerantola de Almeida
Prof. Doutor Luis Ricardo Martinhao Souto
Prof. Mestre Luiz Antonio De Moraes
Prof. Especialista Luiz Sergio Marangao Filho
Prof. Especialista Manoela Maria Queiroz Aquino
Prof. Doutor Marcelo Dib Bechara
Prof. Doutor Marcelo Rodrigues
Profª. Mestre Márcia Abusio Cardin
Profª. Mestre Márcia Rocha Gabaldi
Profª. Doutora Maria Elizabeth da Silva Hernandes
Profª. Doutora Maria Flavia Pereira Da Silva
Profª. Mestre Maria Inês Almeida Godinho
Profª. Mestre Maria Salete Tafner Murade
Profª. Doutora Mariam Patrícia Auada Souto
Profª. Doutora Maricelma da Silva Soares De Souza
Profª. Mestre Marisa Corato Catelan
Prof. Doutor Nilton Eduardo Guerreiro
Profª. Doutora Patrícia Cincotto dos Santos Bueno
Profª. Doutora Paula Cristina Cola
Prof. Especialista Paulo Cesar Grippa
Profª. Doutora Percyleine Pelegrine Herculiani
Profª. Doutora Regina Celia Ermel
Profª. Especialista Renata Vargas Sinatora
Prof. Mestre Ricardo De Argollo Haber
Prof. Especialista Ricardo Jose Tofano
Prof. Especialista Roberto Strozze Catharin
Prof. Especialista Roberto Tussi Junior
Prof. Especialista Rodrigo Guizardi De Souza Bastos
Prof. Mestre Rodrigo Wanderley Neves Barbosa
Prof. Doutor Rogerio Takeyoshi Uema
Profª. Mestre Rosana Teresa Alves Lois Martin
Prof. Especialista Samuel Azenha Gregorio
Profª. Doutoar Sandra Fumi Hamasaki Uema
Profª. Doutora Sandra Maria Barbalho
Profª. Mestre Silvia Helena Soares Gianini Grecca
Profª. Doutora Tereza Lais Menegucci Zutin
Profª. Mestre Thais Erika Giaxa Medeiros
Profª. Especialista Virginia Maria Cavallari Strozze Catharin
Prof. Especialista Vitor Barion Castro De Padua
Profª. Doutor Viviane Alessandra Capelluppi
Profª. Mestre Viviane Canhizares Evangelista
Profª. Doutora Walkiria Martinez Heinrich Ferrer
Prof. Mestre Walter Roberto Schiller
Prof. Mestre Wilson Bernardo Silva
Prof. Mestre Wilson Hironobu Yamashiro
Profª. Especialista Zilda De Freitas Takahashi Martins

 

Infraestrutura do curso:

O curso de medicina ocupa um prédio moderno, de cinco pavimentos, com laboratórios para aulas práticas e salas de aula confortáveis; conta com um hospital universitário, conveniado ao SUS, ambulatórios no próprio campus e nas unidades básicas de saúde e USF do município. Também mantém convênio com a Maternidade Gota de Leite, Santa Casa de Garça,UPA zona sul, Santa Casa de Marília e Hospital Espírita de Marília. Em todos estes cenários, a população é devidamente atendida pelos estudantes com supervisão direta dos professores. Portanto os estudantes da Universidade de Marília contam com múltiplos cenários de ensino – aprendizagem. Além disso, os docentes contam com recursos do Centro de Experimentação em Modelos Animais de padrão internacional para suas pesquisas. Neste momento o método ativo de ensino - aprendizagem e o desenvolvimento de um currículo orientado por competência estão em processo de implantação em todo o curso. Este possibilita que o estudante “aprenda a conhecer, aprenda a fazer, aprenda a viver junto, aprenda a conviver com os outros e aprenda a ser.” (Delors J.).

Estágio Curricular Supervisionado: No 5º e 6º ano os estudantes, no período de internato, passam pelas grandes áreas do conhecimento médico: saúde integral do adulto – clínica médica, saúde integral do adulto – clínica cirúrgica, saúde integral da criança, saúde integral da mulher. No 5º ano há oportunidade de estágio na medicina social, cuja atividade é realizada integralmente nas ESF; além da medicina de urgência, saúde mental e um período de quatro semanas de optativo em que ele pode escolher a área que lhe for mais conveniente. O internato é eminentemente prático, onde os estudantes aprofundam o desenvolvimento das habilidades psicomotoras e atitudinais, recuperando a todo momento as habilidades cognitivas desenvolvidas nos outros momentos do curso.

Núcleo de Práticas: Estão implantadas atividades práticas desde o 1° ano articuladas com a programação teórica, na atenção primária, secundária e terciária.
Atividades com enfoque na atenção primária: Nas áreas de Clinica Médica, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia todas incluindo atividades práticas de propedêutica, além de atividades práticas na área de Saúde Coletiva que acontecem nas 7 unidades de Estratégias em Saúde da Família do Município de Pompéia
Atividades com enfoque na atenção secundária: Clínica Médica: Ambulatório de especialidade médica (AME), IAMSP, Policlínica do Coimbra da Zona Oeste; Pediatria: Ambulatório de especialidades, Maternidade Gota de Leite, PA da Zona Sul, Santa Casa de Misericórdia de Garça, Núcleo de Gestão Assistencial (NGA); Clínica Cirúrgica: Ambulatório de especialidades Médicas (AME), PA da Zona Sul, Policlínica do Coimbra da Zona Oeste; Ginecologia e Obstetrícia: Maternidade Gota de Leite; Medicina de Urgência: SAMU, PA da Zona Sul
Atividade com enfoque na Atenção Terciária: Clínica Médica: Hospital Universitário, Santa Casa de Garça; Pediatria – HU (Hospital Universitário); Ginecologia e Obstetrícia: Hospital – HU (Hospital Universitário); Medicina de Urgência: Hospital Universitário.
A Universidade de Marília possui ainda o Laboratório de Práticas da Saúde “Márcio Mesquita Serva”, baseado no modelo da Universidade de Limburg, em Maastricht, na Holanda. O ambiente é dotado de equipamentos que simulam a realidade e possibilitam que os alunos aprendam por meio de atividades práticas. Os estudantes passam por avaliações de desempenho, em cenários de aprendizagem e de autoaprendizado. Esta estratégia foi elaborada para ser uma unidade de apoio pedagógico, para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas.

Interdisciplinaridade: O currículo do curso médico da UNIMAR reflete uma longa trajetória de mudanças, considerando os diferentes contextos do país – políticos, históricos, culturais, de organização de nossa sociedade, de estruturação dos serviços de saúde, com destaque às mudanças mais profundas que ocorreram a partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988, em especial a garantia do direito à saúde como artigos incluídos na nossa Constituição. O Currículo atual apresenta os seguintes princípios gerais que estão em constante desenvolvimento e busca a interdisciplinariedade dos conteúdos:
• Integração de disciplinas: construção de um currículo com base em conteúdos integrados, buscando assim, reduzir a fragmentação de conhecimentos. Busca-se maior interface, integração horizontal e vertical de conteúdos;
• Integração básico-clínica: assumindo esta articulação como desafio a ser superado de forma processual, a participação de docentes oriundos das ciências básicas e clínicas buscam superar a dicotomia básico-profissional tão comuns na formação em saúde;
• Início de atividades práticas profissionais são compatíveis com a competência dos alunos, desde o primeiro ano do curso. Ao contrário da organização curricular tradicional, o aluno desenvolve habilidades práticas, com autonomia crescente de suas atividades, iniciando pela observação e pesquisa;
• Atuação em diferentes cenários da prática profissional: laboratórios, clínicas da IES, hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde, estratégias de saúde da família, unidades de pronto atendimento e na comunidade, buscando o processo de internacionalização em “casa”. Estes variados contextos de aprendizagem com ampla atuação em cenários práticos da Atenção primária têm buscado superar o modelo hospitalocêntrico e assim adequar-se às novas diretrizes curriculares, possibilitando ao aluno formar-se para atuar na promoção, proteção e recuperação da saúde; atendendo de maneira global às necessidades da comunidade local;
• Estratégias pedagógicas e recursos de ensino favorecem a autoaprendizagem, motivam os alunos para a busca ativa de informações, pois baseiam-se em evidências seguidas de discussões, reflexão e propostas de intervenção;

Marketing Fest: Os estudantes, docentes e coordenação do curso de medicina participam do Japan Fest, através de projetos de prática social, desenvolvendo o papel da universidade em atividades de extensão.

Semana de Estudos: O Curso de medicina da Unimar junto Curso de enfermagem promovem todos os anos cursos com ciclos de palestras e semanas de estudos. Além de congressos onde professores convidados ministram mini-cursos e conferencias na área da saúde. Nesses eventos os estudantes têm a oportunidade de se atualizarem em diversos temas na área da saúde

Projetos Sociais: Os estudantes do curso de Medicina da Unimar desenvolvem ao longo do todo curso diversos projetos sociais com objetivo de interagir e servir a comunidade como:
• Trote Solidário: a cada ano os estudantes desenvolvem ações sociais em asilos, creches etc..
• CEJUSC itinerante
• “Palestras contra o Câncer de mana” – Outubro Rosa
• Projeto de extensão realizado com as crianças do Ambulatório de Disfagia em parceria com os demais cursos da saúde visa à orientação e acompanhamento das crianças e familiares no ambulatório, são realizados visitas domiciliar semanal e atendimento multiprofissional no ambulatório mensalmente. De Janeiro a dezembro/2015.
• Parceria com a DRS – Marília com a Distribuição de Camisinhas para os alunos da UNIMAR as camisinhas são disponibilizadas para os alunos nos banheiros da Universidade.
• Unimar aberta Público alvo: Alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas de Marília e região receberam aproximadamente 5,5 mil estudantes. Atividades desenvolvidas orientação sobre o curso, matriz curricular, cenários da pratica dos alunos do curso, laboratórios utilizados durante a graduação, área de atuação do profissional e mercado de trabalho.

Grupo de Pesquisa
1. Estratégias pedagógicas em Educação Médica – Líder: Profa. Dra. Maria Flávia Pereira da Silva.
2. Farmacologia e Bioquímica de produtos naturais, alopáticos e alimentos funcionais – Líder: Profa. Dra. Sandra Maria Barbalho.
3. Ferramentas de Pesquisa para diagnóstico na área de saúde, intervenções sociais, direito humano à saúde e qualidade de vida – Líder: Prof. Dr. Heron Fernando de Sousa Gonzaga.
4. Bases teóricas e metodológicas dos saberes e práticas da Promoção da Saúde e Qualidade de Vida – Líder: Profa. Tereza Laís Menegucci Zutin e Profa. Dra. Regina Célia Ermel.

Pesquisa e Extensão: A Instituição possui vários grupos de pesquisa, devidamente cadastrados no CNPq, com projetos de pesquisa de docentes – pesquisadores, de mestrandos e alunos de graduação – Iniciação Científica, que se articulam e permitem a produção do saber, uma das tarefas precípuas da Universidade. A divulgação das pesquisas e das produções científicas dos docentes da UNIMAR (graduação e pós-graduação) tem sido valorizada por esta Instituição, por meio de publicações de livros, coletâneas e revistas científicas que integram os programas de qualidade da CAPES (QUALIS). A extensão é realizada por meio de ações que a Universidade realiza junto à comunidade; beneficiando a população que recebe atendimentos em clínicas, laboratórios, assessorias, parcerias, etc. A extensão também se desenvolve na forma de cursos de curta duração, oferecendo aos alunos temas emergentes, enriquecimento de experiência e atualização contínua.
Enfim, os cursos de extensão podem e devem ser complementares ao ensino de seu dia-a-dia, contribuindo para não só enriquecer o conteúdo, como propiciar contato do futuro profissional com a realidade do trabalho. Especificamente, os alunos do curso de medicina contam com programas de monitoria, participação em projetos de iniciação científica, bem como participam das atividades de diversas ligas (Dermatologia, Espiritualidade e Saúde, Clínica Médica, entre outras) as quais também organizam simpósios e atividades de extensão. O curso organiza, anualmente e em parceria com o curso de enfermagem, o Congresso em Ciências da Saúde, além do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Atendimento à comunidade: O curso de medicina é de extrema relevância para a comunidade llocal e regional, uma vez que proporciona uma quantidade maior de leitos hospitalares, consultas ambulatoriais e procedimentos de média complexidade, suprindo uma carência desse tipo de intervenção no município e na região. O serviço ambulatorial e o de apoio diagnóstico e terapêutico são utilizados por Marília e vários municipios da região. Os pacientes atendidos nos serviços oferecidos, que são cenários de ensino-aprendizagem para os estudantes em formação, apontam: “Um atendimento perfeito e um hospital com uma estrutura magnífica”.


 

 

O humorista Jonathan Nemer, ex-aluno de Direito da Universidade, protagonizou uma série de vídeos de humor sobre profissões e cursos ofertados pela Unimar. Durante as gravações, Nemer se surpreendeu com a estrutura e titulação do corpo docente atestando a qualidade de ensino da Universidade.

 

Universidade de Marília

Egressos


MULTIMÍDIA


Selecione:

MATRIZ CURRICULAR

CONT. CURRICULARES E BIBLIOGRAFIAS

PROJETO PEDAGÓGICO

REGULAMENTO LAB. PRÁTICAS EM SAÚDE

REGIMENTO INTERNO ABHU

REGULAMENTO DO ALOJAMENTO

REGULAMENTO DO INTERNATO

NORMAS DE UTILIZAÇÃO LABORATÓRIOS

MAIS FOTOS


Venha conhecer a Unimar

Av. Hygino Muzzy Filho, 1001 - Campus Universitário - Marília/SP. Atendimento das 8h00 às 12h00, das 12h30 às 18h00 e das 19h00 às 22h00.

Dúvidas? Ligue (14) 2105 4000

[Atualizado 23/08/2016]