UNIMAR | Cursos

 

 

Nutrição

INFORMAÇÕES

Informações Gerais

Curso de Nutrição

Ato autorizativo:Curso desde 08/08/1988
Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 823 DE 30/12/2014
Publicado no Diário Oficial da União de: 02/01/2015
Profissional: Nutricionista
Período: Noturno
Duração: 8 semestres
Mensalidade:
R$ 963,93

Coordenação:
Profª Ms. Mara Silvia Foratto Marconato
nutrição@unimar.br
(14) 2105-4095

Secretaria:

nutrição@unimar.br
(14) 2105-4084

O Curso

Com 18 anos de existência, o curso de Nutrição da Unimar é ponto de referência para Marília e região. O corpo docente, responsável pela formação dos futuros nutricionistas, é composto por professores compromissados com a qualidade de ensino por meio da iniciação científica e assim permitindo a ampliação da visão do aluno para o mercado de trabalho. A cidade de Marília recebe o título de “Capital Nacional do Alimento”, pois abriga diversas indústrias de alimentos, as quais são campos de estágio curricular para o curso de Nutrição. Hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Banco de Leite Humano, escolas e diversas empresas de outros segmentos também são parceiros da universidade e importantes campos de estágio curricular. Disciplinas que abordam estudos teórico-práticos estão inseridas no Projeto Pedagógico, propiciando ao corpo discente a experiência necessária para o desenvolvimento da prática de nutrição em futuros estágios curriculares. Assim, formar o nutricionista com visão crítica da realidade social, econômica e cultural, capacitado a desenvolver atividades de assistência no campo da nutrição e alimentação humana individual e coletiva, visando à segurança alimentar e à atenção nutricional é o objetivo principal do curso de Nutrição da Universidade de Marília.

A Carreira

Há pouco mais de 40 anos de regulamentação da profissão, o nutricionista exerce um papel fundamental na sociedade. A busca por hábitos e estilos saudáveis aliados à consciência ambiental destaca a alimentação como prioridade, podendo preservar a saúde, prevenir doenças e consequentemente proporcionar uma melhor qualidade de vida. O nutricionista investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar sua saúde. Ele planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas ou abrigos infantis e de idosos, entre outros grupos. Define cardápios, sugerindo pratos variados e equilibrados, que supram as necessidades nutricionais dos clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos e pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, o nutricionista seleciona os fornecedores, controla as matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos, atentando para a higiene nos processos de estocagem e cocção e para o estado de conservação dos ingredientes.
O tema alimentação e nutrição tem sido evidenciado atualmente, tendo em vista o crescimento da divulgação de pesquisas, entrevistas e depoimentos em diversos segmentos da mídia. Nesse sentido, o mercado de trabalho encontra-se em franca expansão e a presença do nutricionista tem se destacado em suas diversas áreas de atuação. Os maiores empregadores do nutricionista estão no segmento da alimentação coletiva, como restaurantes e empresas, que necessitam desse profissional para desenvolver cardápios e preparações mais saudáveis e para controlar a qualidade do alimento servido em seus refeitórios. Na indústria de alimentos, o nutricionista atua desenvolvendo novos produtos e no controle de qualidade. Ele também encontra espaço em hospitais, em secretarias de Saúde que instituem programas de saúde pública e em clubes ou academias de ginástica. Cresce a atuação em clínicas multidisciplinares no atendimento não só a pacientes que buscam perder peso, como aqueles com restrições ou alergia alimentar.
Áreas de atuação: Administração: Supervisionar e gerenciar a produção de alimentos em indústrias alimentícias, cozinhas industriais, hospitais, restaurantes de empresas, creches, escolas, asilos, spas, hotéis, empresas de serviço de bufês e congelados. Catering: Elaborar cardápios para empresas diversas, como companhias aéreas e produtoras de cinema e TV ou de espetáculos teatrais. Controle nutricional: Criar cardápios balanceados para todos os tipos de cliente. Desenvolvimento de produto: Pesquisar e desenvolver produtos para a indústria alimentícia, fazendo testes culinários e degustação dos pratos. Prestar consultoria a empresas do setor de alimentos. Gastronomia: Controlar a qualidade da cozinha e as condições de higiene de restaurantes. Elaborar cardápios. Marketing: Coordenar pesquisas de produtos, testes de receitas e serviços de atendimento ao consumidor, tanto em indústrias alimentícias quanto em cozinhas experimentais. Nutrição clínica: Prescrever dietas a pacientes, em hospitais, clínicas, ambulatórios ou consultório, e adaptar a alimentação aos tratamentos clínicos. Formular dietas especiais e promover a reeducação alimentar. Nutrição esportiva: Elaborar e coordenar o acompanhamento alimentar de atletas e praticantes de atividade física, criando dietas adequadas. Saúde coletiva: Realizar e coordenar atividades de alimentação e nutrição para programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária. Docência e pesquisa: Atuar em atividades de ensino, extensão e pesquisa relacionadas à alimentação e à nutrição.

Qualificações

Avaliação do MEC nota: 3
(Fonte: MEC - Ministério da Educação; Nota máxima: 5)

Certificação Municipal de Instituição Amiga da Saúde.

Selo ABMES de Instituição Socialmente Responsável.

Selos

Saiba mais


DOCENTES

A UNIMAR - Universidade de Marília oferece ao curso uma relação de docentes qualificados.

Corpo docente:

Profª. Doutora Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini
Prof. Doutor Antonio dos Reis Lopes Mello
Profª. Mestre Camila Maria de Arruda
Profª. Doutora Claudia Rucco Penteado Detregiachi
Profª. Doutora Daniela Vieira Buchaim
Prof. Mestre Eduardo FederighiBaisi Chagas
Prof. Mestre Eliege Carolina Vaz
Prof. Mestre Gustavo Lopes Toledo
Profª Mestre Juliana Agostinho Lopes
Profª. Mestre Karina Quesada Bechara
Profª. Mestre Mara Silvia Foratto Marconato
Prof. Doutor Marcelo Rodrigues
Profª. Mestre Márcia Rocha Gabaldi
Profª. Doutora Myrian Lucia Ruiz Castilho
Prof. Mestre Patrícia Silveira Malheiros
Prof. Doutor Paulo Cezar Novais
Prof. Mestre Paulo Sergio Marinelli
Profª Mestre Rachel Gomes Eleutério
Profª Mestre Tânia Correa Miller

 

Infraestrutura do curso
O Curso de Nutrição da Unimar possui vários laboratórios, como o de Análise de Alimentos, Antropometria e de Gastronomia, permitindo ao aluno a vivência prática necessária a sua futura vida profissional. O Hospital Universitário também é um foco no desenvolvimento do futuro profissional na área de nutrição clínica. A participação do corpo discente no atendimento interdisciplinar junto aos diferentes ambulatórios como o de psicologia, enfermagem, fisioterapia, medicina em diversas áreas (endocrinologia, cardiologia, pediatria, entre outras), faculta o surgimento de profissionais mais qualificados e que tenham uma visão ampliada frente a sua atuação. A Universidade também mantém o programa Planeja Soja, o qual propicia ao aluno vivências em atividades na área de produção industrial de alimentos à base de soja. O desenvolvimento de projetos e programas em diversas áreas da nutrição proporciona ao aluno uma formação sólida, embasada no ensino teórico-prático, preparando o futuro profissional para atender um mercado cada vez mais exigente.

Clínica de Nutrição
O compromisso da Unimar com a formação do aluno e a prestação de serviços à comunidade, surgiu a Clínica de Nutrição da Unimar. Nela é prestado atendimento nutricional a pessoas sadias em busca de melhor qualidade de vida e prevenção de doenças, como a pessoas portadoras de patologias como obesidade, diabetes mellitus, hipertensão, dislipidemia (aumento do colesterol ou triglicérides no sangue), disfagia, síndromes específicas e com uso de terapia nutricional enteral.
O atendimento nutricional é realizado por alunos do 3º ano do curso de Nutrição supervisionado por professora nutricionista, permitindo experiência prática, aprimorando a formação do futuro profissional ao mesmo tempo em que o aproxima da realidade social da comunidade.

Diferencial: O curso é referência para Marília e região, com professores compromissados com a qualidade do ensino. A cidade recebe o título de Capital Nacional do Alimento, abrigando diversas indústrias alimentícias, hospitais, unidades de saúde da família, banco de leite humano, escolas e diversas empresas de outros segmentos que são parceiros da universidade e importantes campos do estágio curricular. Além dos estágios curriculares e extracurriculares, as monitorias, programa de iniciação científica e programa de extensão propostos pela universidade, contribuem para a formação de um profissional humanista, generalista e crítico. O curso destaca-se em promover a formação de um profissional dotado de conhecimentos requeridos para a atenção à saúde, aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, em nível individual e coletivo, além da tomada de decisões das condutas adequadas em seu futuro exercício profissional. Firmadas parcerias com outras instituições de ensino, objetivamos a promoção da prática multiprofissional no atendimento ambulatorial, bem como a produção científica específica da área. Formar o Nutricionista com visão crítica da realidade social, econômica e cultural, capacitado para atividades de assistência no campo da nutrição e alimentação humana individual e coletiva, visando a segurança alimentar é o objetivo do curso de Nutrição da Unimar. Além de fomentar a formação de empreendedores e gestores com compromisso e responsabilidade.

Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de curso: O curso disponibiliza laboratórios de avaliação nutricional, análise de alimentos, bioquímica, gastronomia, técnica dietética e higiene dos alimentos, nutrição experimental, análise sensorial e laboratório de práticas em saúde, que visa o aprendizado e vivências em cenários diferentes controlados, enfatizando também o relacionamento interdisciplinar junto aos diversos cursos da área da saúde. A Clínica de Nutrição e o Hospital Universitário Unimar proporcionam a prática do atendimento nutricional em diferentes ambulatórios específicos, como para atletas, gestantes, idosos, adultos e pediatria, sendo a área deste último grupo dotada com decoração e equipamentos específicos. Há o laboratório de gastronomia ambulante com o objetivo de demonstrar o preparo, assim como os benefícios de uma alimentação saudável em eventos populares e instituições de ensino da cidade. Planeta Soja Unimar, laboratório de desenvolvimento de produtos a base de soja, é também palco de experiências do futuro profissional em seus diversos segmentos. As salas de aulas são equipadas com projetores multimídias e lousa digital, promovendo maior interatividade e dinamismo no processo ensino/aprendizagem.

Projetos Sociais: Anualmente, o curso de Nutrição estimula acadêmicos do curso e da universidade para participarem da campanha solidária NUTRIAÇÃO, a qual objetiva:
• Doação de alimentos à Instituições e/ou grupo de pessoas que necessitem de auxílio;
• Estimular a prática da solidariedade;
• Visitar os beneficiados aplicando ações educativas;
• Comemorar o dia Mundial da Alimentação (16/10).

Visitas Técnicas: Semestralmente os acadêmicos do curso são convidados à participar de visitas técnicas à diversas instituições e eventos, como as feiras internacionais de produtos e serviços para a alimentação e nutrição

Pesquisa e Extensão: Todos acadêmicos matriculados do curso são convidados a participar de atividades de extensão e estágio extracurriculares, de forma planejada e ordenada, em diferentes campos de atuação sob a supervisão de profissionais e docentes. Foram firmadas parcerias com indústrias, restaurantes, escolas, abrigo para idosos, hospitais, empresas privadas, ONGs e prefeituras municipais de Marília e região, as quais proporcionam a prática e observação da vivência profissional através de visitas técnicas, estágios curriculares e extracurriculares, contemplando as principais áreas de atuação do nutricionista. Workshops em diversas áreas, participação em congressos de iniciação científica, como o Nutriciência (evento de iniciação científica para pesquisas na área de alimentação e nutrição) são promovidos anualmente pelo curso de nutrição da Unimar. Planeta soja, projeto existente há 14 anos, o qual se destaca na fabricação de produtos derivados de soja é também cenário de atividades do futuro profissional de nutrição no segmento Indústria de Alimentos. A Associação Beneficente Hospital Universitário proporciona campo de estágio para o continuo desenvolvimento do ensino e da pesquisa.

Atendimento à comunidade: O curso de Nutrição da Unimar desenvolve diversos projetos à comunidade, todos com a participação de acadêmicos de 1º à 8º termos do curso. Em eventos populares, datas comemorativas em saúde, abordaram-se temas como nutrição e sustentabilidade, aleitamento materno e nutrição saudável em diferentes fases da vida. Empresas, banco de leite humano, associação de pais e amigos da criança e jovem autista, escolas, shopping, terminal rodoviário urbano, USF e UBS foram palco de orientações nutricionais para indivíduos de diferentes faixas etárias. Muitos destes encontros foram contemplados com atividades de demonstração de preparo de pratos culinários saudáveis, através do laboratório de gastronomia ambulante. A clínica de nutrição, a qual realiza atendimentos à comunidade diariamente atendimentos as crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. Foram realizadas campanhas com atividades educativas em nutrição para beneficiar instituições filantrópicas, dentre elas, asilos, associações de atendimento a crianças e moradores de rua. Dentre os projetos, destaca-se os "Doutores Vitaminados", focando ludicamente a educação nutricional a diversos grupos populacionais.

Publicações: Acesse as publicações do curso clicando aqui.

 

Universidade de Marília

Egressos

Unimar

Vanessa Zimmermann

Nutricionista

“Fique deslumbrada quando ingressei na Unimar. A Universidade é linda, muito grande, cheia de opções, e eu gostava, pois me sentia em casa. Minhas professoras foram ótimas, me ensinaram muito. Algumas me ensinaram a pensar, outras, a agir com o coração, outras me ensinaram a ouvir e outras ainda, a ver que eu sempre podia fazer mais do que o que todos fazem. Juntando tudo isso, me tornei uma profissional de destaque inclusive com uma clínica própria em Marília"



MULTIMÍDIA


Selecione:

MATRIZ CURRICULAR

CONT. CURRICULARES E BIBLIOGRAFIAS

PROJETO PEDAGÓGICO

NORMAS DOS LABORATÓRIOS DA SAÚDE

ESTATUTO E REGIMENTO

BIBLIOTECA

MAIS FOTOS


Venha conhecer a Unimar

Av. Hygino Muzzy Filho, 1001 - Campus Universitário - Marília/SP. atendimento das 8h00 às 12h00, das 12h30 às 18h00 e das 19h00 às 22h00.

Dúvidas? Ligue (14) 2105 4000