Psicologia

INFORMAÇÕES

Informações Gerais

Curso de Psicologia

Ato autorizativo: Curso desde 01/08/1975
Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 706 de 18/12/2013
Publicado no Diário Oficial da União de: 19/12/2013
Profissional: Psicólogo
Período: Noturno
Duração: 10 semestres
Mensalidade:
R$ 1.200,36 (para pagamento até 5o. dia útil)

Coordenação:
Ana Lúcia Lopes dos Santos
ana.lopes.santos@unimar.br

Secretaria:
saude@unimar.br
(14) 2105 4083

Clínica:
psicologia-cli@unimar.br
(14) 2105 4041

O Curso

Para obter uma boa formação o Curso de Psicologia da Unimar promove uma formação generalista capacitando seus alunos para desempenhar suas atividades profissionais nas mais diversas áreas de atuação (psicologia clínica, organizacional, educacional, jurídica, hospitalar, etc.). Contemplam em sua matriz curricular fundamentos históricos, teóricos e metodológicos da profissão, estimula a pesquisa e a prática profissional considerando os processos e fenômenos psicológicos e propicia a interface com campos de conhecimentos afins.
Através de ações práticas, incentivando estágios extracurriculares no CREAS, CRAS, Juizado de menores, Delegacia da Mulher, Casa Abrigo, Presídios, ONGs entre outros setores da sociedade; participação em ações voluntárias da comunidade; incentivo na apresentação de trabalhos em congressos, simpósios e fóruns da Instituição e de outras instituições; cine-debate; palestras nas diversas disciplinas realizadas por profissionais da comunidade; integração com o Núcleo de Psicanálise e Junguiano locais; constante interação com o Conselho Regional 06 através de eventos promovidos pela sub-sede de Assis, a fim de aprimorar a formação no sentido de desenvolver competências e habilidades no futuro profissional para trabalhar com os problemas do cotidiano humano, que sem dúvida é influenciado por inúmeras variáveis e que, seria muito difícil compreender contando apenas com uma formação teórica. Realiza atividades de extensão na Universidade e extramuros em diversos setores da comunidade, participa de eventos e campanhas atuando em conjunto com equipes multidisciplinares desenvolvendo sua responsabilidade social. Realiza Semana de estudos e Congressos; Oferece estágio curricular no ABHU – Associação Beneficente Hospital Universitário; Parcerias com escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede Pública e Particular, Empresas, ONGs, Instituições Asilares; hospitais; Presídios; Creches; Prefeituras; APAES e outras Instituições de Marília e Região; Viagens técnicas, Eventos culturais; Disciplina de LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais. O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Ele diagnostica, previne e tratam doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Este profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas. O curso aborda as diversas correntes da psicologia e introduz o aluno em várias áreas, como psicologia clínica, social, escolar e organizacional. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.

A Carreira

O psicólogo vem ganhando importância no mundo contemporâneo em virtude de as pessoas estarem cada dia mais preocupadas em preservar a higiene e saúde mental, bem como prevenir doenças psicossomáticas. Sua atuação tem sido crescente no ensino médio e superior, na pesquisa, atendimento clínico particular para crianças, adolescentes, adultos e idosos, em empresas, na área de recursos humanos. Há ainda excelentes posições nas escolas de ensino fundamental e médio, na condição de psicólogo escolar. De papel fundamental é a presença do psicólogo em Psicopedagogia Institucional e Clínica, em hospitais, nas áreas esportivas e judiciárias, nas penitenciárias, asilos, unidades básicas de saúde, programas de saúde da família, associações de classe e na orientação vocacional em grupo ou individual entre outros. O profissional também pode trabalhar em neuropsicológica para tratar distúrbios como demências, sequelas de traumatismo crânio encefálico e transtornos de aprendizagem, como dislexia.

Qualificações

Avaliação do MEC nota: 4
(Fonte: MEC - Ministério da Educação; Nota máxima: 5)

Certificação Municipal de Instituição Amiga da Saúde.

Selo ABMES de Instituição Socialmente Responsável.

Selos

Saiba mais


DOCENTES

A UNIMAR - Universidade de Marília oferece ao curso uma relação de docentes qualificados.

Corpo docente:

Profª Mestre Adriana Ap. de Oliveira Godoi Cirino
Profª. Mestre Ana Lúcia Lopes dos Santos
Profª. Doutora Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini
Prof. Doutor Antonio dos Reis Lopes Mello
Prof. Doutor Carlo Rossi Del Carratore
Profª. Doutora Cássia Fernanda Domingues Bassan
Profª. Especialista Célia Pavarini da Silva
Prof. Doutor Cledson Augusto Garcia
Prof. Mestre Cristovam Emilio Herculiani
Profª. Mestre Elaine Cristina de Souza Cordeiro
Prof. Mestre Gisele Vieira de Mello
Prof. Mestre Jose Marcel Lanca Coimbra
Profª Mestre Karla Cristina Rocha Ribeiro
Prof. Mestre Marcilio Felix
Profª. Doutora Marta Fresneda Tome
Profª. Mestre Nádia Antonio Kehdi
Profª Mestre Neuci Leme de Camargo
Profª Especialista Patrícia Carine Garcia Desco
Prof. Mestre Patrícia Silveira Malheiros
Profª. Mestre Rachel Gomes Eleutério
Prof. Mestre Rodrigo Alves Peres
Prof. Mestre Rodrigo César Vieira
Profª. Mestre Rosana Maria Pimenta Stocco Guilhen
Profª Mestre Silvana Lusia Navas Pires
Profª. Mestre Sonia Maria Martins Guirado
Profª. Doutora Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

 

Infraestrutura do curso
O curso de Psicologia possui uma estrutura de alto nível para que os alunos possam desenvolver seus conhecimentos teóricos e principalmente os práticos. Além das salas de aula mobiliadas, com ar condicionado, equipamentos de multimídia, anfiteatro com capacidade para 200 pessoas, possui uma clínica escola devidamente estruturada para o atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, os alunos atendem um público oriundo de parceria com a prefeitura, particulares, de Marília e região.

Diferencial: com foco na qualidade do ensino aprendizagem, possui tanto em seu currículo quanto nas atividades desenvolvidas no curso de Psicologia, contemplam as habilidades conceituais, humanas e técnicas, o que acarreta grande número de alunos empregados imediatamente após a conclusão da graduação.

Estágio Supervisionado Curricular: oportunizando o conhecimento e a prática das atividades relacionadas ao trabalho. Os estágios curriculares iniciam no 5º termo, com o Estágio Supervisionado Básico (de observação) em áreas da saúde, assistência social, jurídica e da educação, dando continuidade no 6º termo. No 7º e 8º termos, ele tem a oportunidade de realizar estágio de acompanhamento nas triagens realizadas na clínica escola, e iniciar atendimento através da disciplina de Psicodiagnóstico. A partir do 9º termo o aluno realiza estágios em todos os campos de atuação que a universidade oferece, sendo eles escola, empresa e cínica, podendo optar por um dos três tipos de abordagens oferecidas.

Núcleo de práticas: a partir do 3º termo o aluno vivencia uma experiência no Laboratório de Informática com aulas ministradas através de um software na área de Análise experimental do comportamento.

Interdisciplinaridade: o curso se aproveita de todas as disciplinas para apresentar, anualmente, no 8º termo, um trabalho artístico/ cultural (encenação e análise de um filme escolhido pela turma de acordo com o tema a ser trabalhado), encerrando um ciclo de atividades (que se inicia no 1º até o 8º termo).

Semana de estudos: realizações de palestras, oficinas, mesas redondas, análise de filmes, com temas atuais. A SAPSI – Semana Acadêmica da Psicologia promove, além das palestras, exposição de trabalhos científicos dos alunos.

Sarau: evento que acontece anualmente como fechamento da Semana de estudos, realizado pelos alunos e professores qualquer tipo de apresentação cultural e artística.

Projetos Sociais: são realizados vários Projetos Sociais pela coordenação juntamente com os discentes e ainda participação de docentes, os quais são desenvolvidos com o objetivo de inserir o aluno na visão crítica, ética e humanista da sociedade e do mercado. Destacamos alguns deles:
• Projeto amor de criança: participação dos alunos no atendimento às famílias e às crianças com paralisia cerebral com supervisão dos docentes.
• Programa contra o abuso sexual contra e outras formas de violência à criança e ao adolescente: os alunos participam nos atendimentos às vítimas e às famílias, com supervisão dos docentes.

Grupos de estudo: para os alunos de qualquer termo, onde são aprofundados temas do curso (Psicanálise, Psicossomática, entre outros).

Grupo de Iniciação Científica: é uma experiência de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos da graduação da universidade, em diversas áreas de conhecimento, acompanhados por um docente orientador.

Blog da Psicologia: uma ferramenta informatizada sobre tudo o que está ocorrendo no curso, como projetos internos, divulgação de vagas de estágio, de emprego, eventos diversos internos e externos, informações dos Conselhos Regional e Federal de Psicologia, cursos de formação, entre outros. Site: http://www.blogdapsicologia.com.br.

Visitas técnicas: através das visitas o aluno pode relacionar mais facilmente a teoria à prática, além de estreitar os laços com o mercado de trabalho.

Pesquisa e extensão: há um grande incentivo dos docentes para que os alunos realizem pesquisas através da Iniciação Científica, com possibilidade de apresentação e publicação dos trabalhos. Com as atividades de extensão, há a formação de profissionais imbuídos e comprometidos com a responsabilidade social.

Projetos:
• CEJUSC Itinerante: é um projeto social multidisciplinar com atendimento à população por todos os cursos da IES. A Psicologia realiza Orientação Vocacional, esclarecimentos do processo psicoterápico, entre outras atividades.
• Feira de Profissões: a IES realiza palestras em escolas públicas e particulares com o intuito de apresentar o curso e suas áreas de atuação.

Atendimento à comunidade: várias atividades junto à comunidade são realizadas no decorrer do ano, todas com a participação efetiva dos alunos, em vários eventos, e especificamente na clínica, através das psicoterapias, ludoterapias, orientação vocacional, e atendimento psicopedagógico.

 

Blog

Universidade de Marília

Egressos

Unimar

Graziella Ferraresi de Castro

Psicóloga

“A Unimar foi bem acolhedora desde o princípio e o ensino de qualidade somado as oportunidades de estágios e os ótimos professores foram essenciais para a minha formação. A Universidade que nunca deixou a desejar é um pedaço da minha vida. Já atuei no Centro de Atenção Psicossocial e também em residência terapêutica, contudo hoje estou em Sorocaba como psicóloga de um hospital psiquiátrico"


Unimar

Flávia Tirado Leite Moris

Psicóloga

“Porque estudar em outra cidade ou estado sendo que temos em Marilia uma universidade que atrai estudantes do Brasil inteiro? Notei nestes 5 anos que estive na Unimar, que tínhamos professores muito comprometidos, muitos deles com bons contatos com outras instituições de pesquisa, nos recomendando participar de congressos, cursos, etc”.
Flávia Tirado Leite Moris ingressou no curso de Psicologia na Unimar – Universidade de Marília em 1998, já no segundo ano de faculdade, iniciou seu trabalho na área onde atua até hoje, a de Recursos Humanos. Após formada, fez um curso de especialização na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, com conteúdo voltado para o comportamento humano e há 7 anos trabalha no Grupo Jacto em Pompeia, como Coordenadora na Unipac.


MULTIMÍDIA


Selecione:

MATRIZ CURRICULAR

CONT. CURRICULARES E BIBLIOGRAFIAS

PROJETO PEDAGÓGICO

NORMAS DOS LABORATÓRIOS DA SAÚDE

ESTATUTO E REGIMENTO

BIBLIOTECA

MAIS FOTOS


Venha conhecer a Unimar

Av. Hygino Muzzy Filho, 1001 - Campus Universitário - Marília/SP. atendimento das 8h00 às 12h00, das 12h30 às 18h00 e das 19h00 às 22h00.

Dúvidas? Ligue (14) 2105 4000