UNIMAR | Cursos

 

 

Publicidade e Propaganda

INFORMAÇÕES

Informações Gerais

Curso de Publicidade e Propaganda

Ato autorizativo:Curso desde 01/03/1994
Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 706 de 18/12/2013
Publicado no Diário Oficial da União de: 19/12/2013
Profissional: Publicitário
Período: Noturno
Duração: 8 semestres
Mensalidade:
R$ 909,36

Coordenação:
Profª Ms. Débora Loosli Massarollo Otoboni
debora@unimar.br
(14) 2105 4071

Secretaria:

comunicacao@unimar.br
(14) 2105 4084

Links:
www.facebook.com/publicidadeunimar

O Curso

O curso de Publicidade e Propaganda da Unimar é referência no mercado publicitário. Com inúmeras conquistas acadêmicas e com egressos atuando em todo país e no exterior, contempla todas as áreas da comunicação, unindo a teoria e a prática de forma harmônica o que propicia ao aluno uma formação completa. Com conceitos positivos no MEC e 4 estrelas no Guia do Estudante, o curso oferece um sólido embasamento em comunicação, desde as teorias de comunicação, as mídias digitais e sociais, além de marketing e empreendedorismo. O corpo docente é 100% de mestre e doutores em comunicação, que atuam tanto na área acadêmica quanto no mercado.

A Carreira

Criatividade, pensamento estratégico, empreendedorismo e pró-atividade faz parte do perfil do publicitário formado pela UNIMAR. Estes atributos aliados a técnicas de linguagem, de produção de textos, desenvolvimento e análise de pesquisas mercadologias, planejamento estratégico em marketing e comunicação, são essenciais para o sucesso na carreira e pela formação multidisciplinar. O publicitário tem um leque amplo de atuação: em empresas, pode trabalhar no departamento de marketing, elaborando as estratégias e assessoria de comunicação; nas agências de propaganda, pode atuar nas áreas de atendimento, planejamento, criação e mídia, todas elas voltadas para o desenvolvimento de campanhas publicitárias; em veículos de comunicação, na produção e divulgação de revistas, canais de TV, rádio, jornais e internet. Pode promover eventos e atuar com técnicas de merchandising e promoção de vendas. O publicitário também está apto a desenvolver e aplicar pesquisas mercadológicas e ainda trabalhar em produtoras de vídeo e som. Atualmente, as plataformas digitais, como construção e gerenciamento dos sites corporativos, gerenciamento de mídias sociais, blogs, canais no youtube e e-commerce são as áreas que mais crescem e demandam profissionais.

Qualificações

Avaliação do MEC nota: 4
(Fonte: MEC - Ministério da Educação; Nota máxima: 5)

Selos

Saiba mais



DOCENTES

A UNIMAR - Universidade de Marília oferece ao curso uma relação de docentes qualificados.

Corpo docente:

Profª. Doutora Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini
Prof. Doutor Antonio dos Reis Lopes Mello
Prof. Mestre Christiano Parra Consentino
Profª. Mestre Debora Loosli Massarollo Otoboni
Prof. Mestre Gilberto Goncalves Rossi Junior
Profª. Doutora Heloisa Helou Doca
Prof. Mestre Jose Marcel Lanca Coimbra
Profª. Doutora Maria Alice Campagnoli Otre
Profª. Mestre Maria Ines Almeida Godinho
Prof. Mestre Roberto Cavallari Filho
Profª. Doutora Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

Infraestrutura do curso
O curso de Publicidade e Propaganda oferece todos os laboratórios para as aulas práticas e para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Laboratório de TV, Laboratório de Rádio, Laboratório de Fotografia, Agência Universitária de Publicidade e Laboratório de Informática.

Diferencial: O curso de Publicidade e Propaganda da Unimar tem como diferencial a grade curricular, que mescla teoria e prática de forma harmônica e eficiente, para o bom aprendizado do aluno e preparação para o mercado de trabalho. A taxa de estágio na área é de 70% e de empregabilidade é de 90%. Além disso, 100% de seu corpo docente são mestre e doutores em comunicação com atuação no mercado publicitário.

Interdisciplinaridade: O curso oferece vários projetos interdisciplinares que auxiliam e preparam o aluno para a vida profissional, como o Prêmio Unimar de Publicidade que envolvem os alunos do 2º, 4º. 6º e 8º termos, o Projeto Stand no 4º termo, o Pré-Projeto no 6º termo e o Projeto Experimental de Conclusão de Curso no 8º termo.

Projeto Stand: Os alunos do 4º termo, dentro da disciplina de Promoção e Merchandising, realizam o Projeto Stand, que é um trabalho prático, onde eles desenvolvem e montam um stand para um cliente real. Este trabalho é realizado no Ginásio de Esportes da Unimar e aberto ao público. Cerca de 1.500 pessoas visitam os Stands.
Pré-Projeto: os alunos do 6º termo, realizam um trabalho interdisciplinar que contempla as disciplinas de Pesquisa em Publicidade I, Planejamento de Campanha I, Mídia I e Direção de Arte I intitulado Pré Projeto. Consiste na realização de uma campanha publicitária com cliente real, já nos moldes do Projeto Experimental, para que os alunos vivenciem a teoria. O trabalho é apresentado em banca aberta para os professores orientadores.

Projeto Experimental: Os alunos do último termo desenvolvem o Projeto Experimental para a conclusão do curso. Um trabalho extenso em que grupos, intitulados agências, criam uma campanha publicitária completa para um cliente real. A noite de apresentação dos trabalhos é aberta ao público e os trabalhos são avaliados por uma banca externa formada por profissionais da área. O melhor trabalho é enviado para o Concurso Nacional de TCC promovido pela APP – Associação dos Profissionais de Propaganda de São Paulo.
Parceria com Instituto Leopardo de Pesquisa Aplicada: essa parceria proporciona aos alunos uma formação prática no que tange a desenvolvimento e aplicação de pesquisa de mercado, entrevistas, questionários, focus group, cliente oculto, etc. Site: www.leopardopesquisas.com.br

Parceria com Consulado Frances: o projeto “Embaixadores Universitários da França” – EUF, é a mais nova parceria cultural do curso de Publicidade e Propaganda, para disseminar a cultura francesa entre os universitários. Cinema, arte, música e idioma serão os temas centrais do projeto.

Semana de Publicidade e Propaganda Unimar: Anualmente, o curso oferece uma semana de estudo, trazendo para os alunos palestras com grandes nomes do mercado nacional, para uma reciclagem e atualização. O evento faz parte do calendário institucional da universidade. Em 2015 a semana ganhou status o Festival Internacional de Comunicação.

Projetos Sociais: O curso, através do Prêmio Unimar de Publicidade e Propaganda, realiza todos os anos um concurso de campanhas publicitárias sociais. Em 2015 os alunos desenvolveram uma campanha Contra Abuso Sexual Infantil. A campanha vencedora fez parte do projeto da Prefeitura Municipal de Marilia, Ministério Público Federal e Policia Civil e foi veiculada em todos os veículos de comunicação da região.

Projetos de Extensão: O curso oferece vários projetos de extensão aos seus alunos, ampliando sua formação em áreas diferentes, desde a abordagem social, de responsabilidade e sustentabilidade até o empreendedorismo. O Trote Solidário ocorre anualmente e que reúne calouros e veteranos numa ação voluntária e social; O Projeto Gentileza, estimula os alunos a desenvolvem ações que promovam a gentileza e a fraternidade entre os discentes de toda a instituição; o Projeto Turismo em Marilia em parceria com a Prefeitura Municipal, o Contur e o Sindicato de Bares e restaurantes de Marilia.

Blog do curso

Universidade de Marília

Egressos

Unimar

Alexandre Estevanato

Publicitário

“Meu nome é Alexandre Estevanato, tenho 36 anos e sou formado em Publicidade e Propaganda pela Unimar há 12 anos. os quatro anos de faculdade, foram essencialmente importantes para minha formação de comunicólogo, dediquei-me ao máximo, aproveitei as experiências de meus professores e espelhei-me em muitos deles, depois de formado, iniciei minha incursão no mundo do cinema, especializei-me na área e hoje, 12 anos depois, sou diretor executivo da Estevacine Filmes e Conteúdos Audiovisuais, uma produtora independente que possui em seu Cartel 11 filmes, sendo 2 Longas-Metragens e 9 Curtas-Metragens, em paralelo, sou professor Universitário nos cursos de Comunicação de uma faculdade em São José do Rio Preto - SP, onde resido atualmente. Ter estudado na Unimar certamente fez toda a diferença em minha vida profissional.”


Unimar

Kedman Eliaquim

Publicitário

“O Curso de Publicidade e Propaganda foi um ponto de virada em minha vida. Quando ingressei, eu não tinha noção da dimensão do setor publicitário, hoje já enxergo que há inúmeras possibilidades de atuação, desde agência de publicidade, área de marketing, área comercial, entre outras inúmeras áreas. Agradeço imensamente os professores que foram importantíssimos no meu processo de crescimento, e também não posso deixar de agradecer a coordenadora Débora Massarollo, que além de acolhedora é incrível em fazer acontecer!”


MULTIMÍDIA


Selecione:

MATRIZ CURRICULAR

CONT. CURRICULARES E BIBLIOGRAFIAS

PROJETO PEDAGÓGICO

ESTATUTO E REGIMENTO

BIBLIOTECA

MAIS FOTOS


Venha conhecer a Unimar

Av. Hygino Muzzy Filho, 1001 - Campus Universitário - Marília/SP. atendimento das 8h00 às 12h00, das 12h30 às 18h00 e das 19h00 às 22h00.

Dúvidas? Ligue (14) 2105 4000