UNIMAR | Cursos

 

 

Análise e desenvolvimento de sistemas

INFORMAÇÕES

Informações Gerais

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ato Autorizativo: Curso desde 01/02/2011
Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 1.096 de 24/12/2015
Publicado no Diário Oficial da União de: 30/12/2015

Profissional: Analista de sistema
Período: Noturno
Duração: 6 semestres
Mensalidade:
R$ 551,68

Coordenação:
Profª.Dr. Adriano Sunao Nakamura
E-mail: nakamura-fct@unimar.br
(14) 2105-4012

Secretaria:
arqtec.erica@unimar.br
(14) 2105-4044

O Curso

A demanda por profissionais de informática está sempre em alta. Sobram vagas em diversos segmentos do setor público e privado pela falta de profissionais adequadamente qualificados. Este cenário também se faz presente nos municípios que abrangem a região administrativa de Marília. Neste sentido, o objetivo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é adequar o ensino superior ao cenário socioeconômico regional direcionando os esforços de qualificação profissional fundamentada nas suas necessidades, formando indivíduos que reúnam as competências necessárias para atuar nos processos de análise e desenvolvimento de sistemas de informação, partindo da sua concepção, planejamento, desenvolvimento, implementação, implantação e manutenção.

A Carreira

A informática tornou-se uma ferramenta essencial às pessoas e organizações, estando inserida em diversos setores da economia; motivo pelo qual o mercado de trabalho na área de tecnologia da informação está em constante crescimento e, por conseguinte, determina a formação adequada de um analista e/ou desenvolvedor de sistemas de forma a acompanhar a necessidade crescente do mercado por profissionais capacitados. O profissional egresso da Unimar suprirá o mercado de Marília e região com qualidade técnica de nível superior, podendo atuar em grandes empresas desenvolvedoras de software, bem como empresas usuárias de informática corporativa ou departamental abrangendo órgãos públicos e privados. Sua atuação pode se estender à própria empresa, como empreendedor, uma vez que o domínio de novas tecnologias e metodologias, adquiridas no curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, passa a ser sua matéria-prima de trabalho. Independente do local de atuação, as ações deste profissional centradas no desenvolvimento, análise, projeto, implementação e atualização de sistemas de informação para os diversos ramos de atividade; administração de redes de computadores; desenvolvimento, implantação e administração de banco de dados; noções de gerenciamento de projetos e pessoas; nichos específicos como comércio eletrônico e internet, aplicações para dispositivos móveis fazem parte do currículo deste profissional. Outra tendência mundial que no Brasil está ganhando volume, tornando-se uma opção atrativa ao profissional, é o trabalho de forma remota (“home office”); programadores, desenvolvedores de softwares, criadores de aplicativos e outros profissionais da área de Tecnologia da Informação podem trabalhar no conforto de seu lar sendo avaliados pelos resultados apresentados, em detrimento ao cumprimento de horário.

Qualificações

Avaliação do MEC nota: 3
(Fonte: MEC - Ministério da Educação; Nota máxima: 5)

Certificação Municipal de Instituição Amiga da Saúde.

Selo ABMES de Instituição Socialmente Responsável.

Selos

Saiba mais


DOCENTES

A UNIMAR - Universidade de Marília oferece ao curso uma relação de docentes qualificados.

Corpo docente:

Prof. Doutor Adriano Sunao Nakamura
Prof. Mestre Alexandre Augusto Cedran
Profª. Doutora Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini
Prof. Doutor Antonio dos Reis Lopes Mello
Profª. Especialista Célia Pavarini da Silva
Prof. Mestre Cristovam Emilio Herculiani
Prof. Especialista Elcio Laiter
Profª. Mestre Lea Maria Zimmerman de Mattos
Prof. Especialista Luiz Gustavo Minardi
Prof. Mestre Márcio José Segateli
Profª. Mestre Maria Helena Barriviera e Silva
Prof. Mestre Milton Ângelo Breda
Profª. Doutora Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

 

Infraestrutura do curso
Como apoio às suas atividades didáticas, o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas conta com uma excelente infraestrutura a disposição dos alunos e professores do curso: são seis laboratórios de uso geral para dar suporte às aulas práticas e atender aos alunos na realização de trabalhos, projetos e pesquisa, e um laboratório de hardware destinado especificamente para a disciplina de Arquitetura de Computadores, onde o aluno pode conhecer os componentes de hardware de um computador e seu funcionamento físico; um anfiteatro com capacidade para 100 alunos; também há a disposição recursos áudios-visuais e suporte técnico aos alunos e professores.

Diferencial:
• Infraestrutura com laboratórios de hardware, programação, banco de dados de e redes de computadores, com modernos equipamentos e softwares específicos conectados à internet, dando suporte às atividades práticas.
• Corpo Docente altamente qualificado que alia professores de carreira acadêmica com mestrado e doutorado e, profissionais de mercado que atuam com excelência nas áreas de interesse do curso – 75% composto de mestres e doutores.
• Grade Curricular atualizada constantemente em função das necessidades e tendências do mercado, sempre privilegiando as atividades de cunho prático.
• Alto índice de alunos e egressos inseridos no mercado de trabalho.

Estágio Curricular Supervisionado: Embora o Estágio Curricular Supervisionado não seja obrigatório nos cursos superiores de tecnologia, consideramos que este é essencialmente importante no sentido de permitir que aluno vivencie na prática as atividades profissionais do dia a dia dentro de uma organização, sendo, por muitas, um facilitador para o seu ingresso no mercado de trabalho, uma vez que muitos alunos são contratados pelas empresas onde desenvolvem seu estágio. Sendo assim, o mesmo está previsto na grade curricular do curso, no último período acadêmico, e é obrigatório para a diplomação do aluno; para a grande maioria dos alunos o estágio é a porta de entrada para uma colocação no mercado de trabalho; aqueles que obtêm um bom desempenho são contratados mesmo antes de finalizarem o curso.

Interdisciplinaridade / Projetos Integradores: Cada Projeto Integrador (num total de três ao longo do curso) é concebido em forma de uma atividade acadêmica supervisionada que resulta em um projeto de sistema no qual o aluno deve entregar no final do semestre e apresentá-lo a uma banca examinadora. Este trabalho promove a interdisciplinaridade envolvendo os conteúdos desenvolvidos em várias disciplinas, buscando, principalmente, integrar aquelas que formam a base sustentável do curso, ou seja, as disciplinas da área de programação, análise e projeto de sistemas. Assim, o objetivo é que o aluno coloque em prática os conteúdos abordados nestas disciplinas em um único trabalho, tornando o projeto integrador um elemento importante para a concretização de seu aprendizado.

Semana de Estudos: O curso mantém um evento anual que é promovido durante uma semana no segundo semestre acadêmico denominado Semana da Informática, tendo como objetivo proporcionar conhecimentos complementares aos alunos, com atividades e palestras de profissionais atuantes nas diversas áreas da Informática e mini-cursos abordando aspectos práticos. Tal evento é de suma importância em função da necessidade de suprir algumas áreas da informática que não são abordadas na grade curricular do curso ou por motivo de serem assuntos muito recentes, dado o dinamismo da área de tecnologia da informação, ou por fugir do enfoque do curso.

Visitas Técnicas: Ao longo do curso os alunos têm a oportunidade de realizar visitas técnicas a grandes empresas do município e também estado de São Paulo. Atividades envolvendo visitas técnicas visam promover o encontro do aluno com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla. A realização destas é de extrema relevância uma vez que é possível observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela. Nas visitas técnicas também é possível verificar aspectos teóricos que regem a empresa.
Pesquisa e Extensão: Os alunos são estimulados pelos docentes do curso a se engajarem em projetos de iniciação científica, instigando-os a desenvolverem o seu senso de investigação. Para dar suporte a esta atividade o Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão – NIPEX/UNIMAR – atua na gestão de pesquisa e extensão. As atividades de pesquisa são desenvolvidas de acordo com a política institucional de contribuir para o processo de aprendizagem do corpo acadêmico, em um contexto amplo de conhecimentos aplicáveis à realidade sociocultural, de forma que o processo de investigação científica seja incorporado a essa realidade, mediante os princípios de ética e cidadania.

Atendimento à comunidade: Os alunos do curso têm oportunidade de exercer sua cidadania em vários momentos durante o decorrer do curso. São vários projetos mantidos pela Universidade de Marília em que os alunos são convidados a participar.
O Projeto “Trote solidário” da Universidade de Marília foi desenvolvido a partir de práticas extensionistas e tem como objetivo recepcionar os “calouros” de maneira humana, com ética, responsabilidade social e respeito. Todo início de ano letivo alunos calouros e veteranos são convidados a participarem do Trote Solidário, onde juntos realizam trabalhos e praticam atividades de caráter social nas Entidades Beneficentes de Marília. A integração dos jovens com os pacientes e colaboradores das Entidades despertam a criatividade e o trabalho em equipe.
Outro projeto de extensão da Universidade de Marília, denominado “Marília Cidadã – CEJUSC Itinerante” é resultado de uma parceria com o Ministério Público Federal e o Tribunal de Justiça de São Paulo. O seu principal objetivo é levar serviços públicos de qualidade à população de toda a cidade em várias edições a diversos bairros do município. A Universidade participa oferecendo vários serviços à comunidade que freqüenta o local. Ações específicas do curso concentram-se em oferecer atividades lúdicas para as crianças envolvendo jogos em computador baseada na tecnologia de realidade aumentada.
A “Feira de Profissões” é outro projeto mantido pela instituição que envolve a colaboração dos alunos de graduação. Seu objetivo é auxiliar os estudantes do ensino médio a escolherem sua profissão e incentivá-los a ingressar na educação superior. Essa feira é levada às escolas de ensino médio do município de Marília, onde é montada uma infra-estrutura com vários stands em que são expostos equipamentos e projetos relacionados às várias profissões. Os alunos curso expõem seus projetos de sistemas desenvolvidos nas disciplinas e tiram dúvidas sobre a profissão na área de informática.
A “Unimar Aberta” é um evento que ocorre anualmente nas instalações da instituição em que os alunos das escolas de ensino médio e cursinhos pré-vestibulares de Marília e região visitam a instituição com o objetivo de conhecer toda a infra-estrutura e esclarecer dúvidas sobre carreiras e profissões. Nesta ocasião os alunos do curso promovem a “Feira de Profissões” nos Ginásio de Esportes atendendo à comunidade.

 

Universidade de Marília

Egressos

Unimar

Rodolfo Marini Lima

Formado em 2010

“Eu morava em Andradina/SP, divisa com o Mato Grosso do Sul mas as boas referências que obtive na época contribuíram muito para eu vir estudar aqui na Unimar. E não me arrependo de nada, tive ótima preparação universitária o que me possibilitou alcançar muitos objetivos.
Atualmente sou Consultor de Vendas (de Sistemas) respeitado em uma grande Multinacional, fiquei em 1˚lugar no Ranking Brasileiro de Vendas no fechamento do ano passado sendo premiado com uma viagem para Cancún e um Notebook. Mas tudo que hoje colho de frutos, começou com um estágio na época da faculdade, onde recebia “bem pouquinho”, mas tive consciência que o aprendizado ali faria diferença na minha vida. E fez, 2 anos após aquele início recebi uma proposta para trabalhar em outra empresa já com um salário bem melhor , como já programava em Delphi obtive muito sucesso no novo desafio.
Depois de muito estudar, de obter experiências com os estágios, conquistei a oportunidade de trabalhar onde trabalho hoje. A empresa possui 37 escritórios no Brasil onde entrei como assistente operacional, com 3 meses fui promovido para o departamento de pós-vendas e com mais 5 meses já ocupava o cargo de consultor de vendas com um salto salarial bastante interessante.
Creio que a visão empreendedora da Universidade de Marília me ajudou a ser quem eu sou, sou grato a todos os professores que fizeram parte da minha formação e que com paciência me ensinaram dia após dia como ser um profissional de destaque neste mercado competitivo.
Espero voltar em breve para a Unimar para fazer uma especialização, afinal de contas essa é minha casa.

Unimar

Bárbara Portela de Andrade

Formada em 2010

“Minha irmã havia se formado em Direito pela Unimar e sempre destacou a estrutura da biblioteca e laboratórios, a qualidade dos docentes e valor da mensalidade. Desta forma escolhi a Universidade de Marília e ingressei em 2007. Durante todo o curso fomos preparados para o mercado, os professores passam experiências para os alunos, e é possível trocar conhecimento que possibilita grandes oportunidades. Ainda no primeiro semestre consegui um estagio na área, estágio que virou contratação. Meu emprego atual também foi resultado de uma parceria entre a OnClick Sistemas e a Unimar. Já liderei alguns projetos internos e a equipe que estou à frente vem atingindo reconhecimento da diretoria e dos clientes. O que mais me surpreendeu foi o fato de as empresas buscarem a Unimar para encontrar novos talentos"


Unimar

Osvaldo Zavanelli Júnior

Formado em 2010

“A estrutura da Universidade, a qualidade do corpo docente e o reconhecimento do mercado de trabalho foram os principais fatores que me fizeram ingressar na Unimar em 2007. Em pouco tempo iniciei estágio que me proporcionaram grande experiência na área e principalmente independência financeira. Hoje sou responsável pela Tecnologia da Informação da empresa Ávila Engenharia de Estruturas e tudo que encontrei no mercado já havia experimentado na graduação. Agora pretendo me especializar na área de T.I. e aproveitar o que a profissão e a vida podem me proporcionar.

 


MULTIMÍDIA


Selecione:

MATRIZ CURRICULAR

CONT. CURRICULARES E BIBLIOGRAFIAS

PROJETO PEDAGÓGICO

ESTATUTO E REGIMENTO

BIBLIOTECA

MAIS FOTOS


Venha conhecer a Unimar

Av. Hygino Muzzy Filho, 1001 - Campus Universitário - Marília/SP. atendimento das 8h00 às 12h00, das 12h30 às 18h00 e das 19h00 às 22h00.

Dúvidas? Ligue (14) 2105 4000