UNIMAR | Cursos

 

Medicina Veterinária

INFORMAÇÕES

Informações Gerais

Curso de Medicina Veterinária

Ato autorizativo: Curso desde 17/08/1987
Reconhecido: Portaria Ministerial nº 823 de 30/12/2014
Publicado: Diário Oficial da União de 02/01/2015
Profissional: Médico Veterinário
Período: Integral
Duração: 10 semestres
Mensalidade:
R$ 1.792,54

Coordenação:
Prof. Dr. Fabio Fernando R Manhoso
fabiomanhoso@unimar.br
(14) 2105 4066

Secretaria:

agrarias@unimar.br
(14) 2105 4056

Hospital Veterinário
hosp-vet@unimar.br
(14) 2105-4065

O Curso

2017 é um ano de festa para o Curso de Medicina Veterinária da Unimar: 30 anos!!! Instituído em 1987, destaca-se como sendo o primeiro Curso oferecido por uma Instituição Privada no Estado de São Paulo e um dos primeiros no Brasil, criado com a preocupação de formar profissionais empreendedores e comprometidos com a sociedade. Nesse período, a UNIMAR já formou mais de 2400 Médicos Veterinário distribuídos em todos os estados do país e até mesmo do exterior, egressos de sucesso e que muito bem representam a Instituição que escolheram. Com um Corpo Docente respeitável e titulado, o Curso apresenta uma nova matriz curricular que se molda às exigências de mercado, se caracterizando de período integral e com um aspecto prático bastante definido. Inúmeras atividades de extensão são desenvolvidas, dando o aprimoramento que o acadêmico busca em sua formação como o Plantão Hospitalar e a Monitoria, além da Iniciação Científica, muito marcante na conjuntura do Curso. Um referencial de destaque, diz respeito à infraestrutura, composta por um Hospital Veterinário que apresenta uma casuística consistente; Laboratórios Técnicos, como o de Anatomia Veterinária, Nutrição Animal, Reprodução Animal, Controle de Qualidade do Leite; uma Fazenda Experimental no próprio campus, onde se desenvolvem os setores de produção animal, como Avicultura de Corte e Postura, Fábrica de Ração, Piscicultura, Bovinocultura de Corte e Leite, Equideocultura e Ovinocultura, além da Fazenda Experimental “Água Limpa”, localizada a 15km de Marília onde se configura a criação do gado de Elite Nelore. Soma-se a essa estrutura o Complexo Veterinário localizado junto ao Bosque Municipal, proporcionando ao aluno mais um espaço didático, destacando o atendimento clínico e nutricional aos animais exóticos do local. Toda essa estrutura e investimento constante vêm atestar a qualidade do Curso, culminando com o último conceito no ENADE (2013) onde se obteve o conceito 4 e, mais recentemente, o RUF da Folha de São Paulo (2016) que classificou a Medicina Veterinária da Unimar na 23ª colocação no país, de um universo de 274 cursos, o que nos motiva ainda mais à busca pela excelência na formação de profissionais e cidadãos visando um país e uma sociedade melhor e mais justa.

A Carreira

O médico veterinário representa um profissional por excelência completo uma vez que suas funções atingem o que denominamos hoje como Saúde Única, ou seja, saúde animal, saúde humana e ambiental. Como todos imaginam participa da assistência clínica e cirúrgica de animais domésticos e selvagens, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Outra de suas funções reveste-se da maior importância, por se tratar da saúde pública agindo no controle de zoonoses, bem como na inspeção e produção de alimentos de origem animal. Neste caso, o médico veterinário verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, ele controla as tecnologias de produção. Em qualquer indústria que utilize matéria-prima de origem animal, a presença do médico veterinário é indispensável para realizar o controle dessa matéria-prima. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, medicamentos, vacinas e de outros artigos para animais.

Qualificações

Avaliação do MEC nota: 4
(Fonte: MEC - Ministério da Educação; Nota máxima: 5)

Certificação Municipal de Instituição Amiga da Saúde.

Selo ABMES de Instituição Socialmente Responsável.

Selos


Saiba mais

 

Guia do Estudante

A avaliação do Guia é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Selos


DOCENTES

A UNIMAR - Universidade de Marília oferece ao curso uma relação de docentes qualificados.

Corpo docente:

Profª. Doutora Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini
Prof. Doutor Antonio dos Reis Lopes Mello
Profª. Doutora Camila Dias Porto
Prof. Doutor Carlo Rossi Del Carratore
Profª. Doutora Cássia Fernanda Domingues Bassan
Profª. Especialista Célia Pavarini da Silva
Prof. Mestre Cintia Maria Trad
Profª. Doutora Cláudia Sampaio Fonseca Repetti
Prof. Doutor Cledson Augusto Garcia
Profª. Doutora Elma Pereira dos Santos Polegato
Prof. Doutor Fabio Fernando Ribeiro Manhoso
Profª Doutora Letícia Peternelli da Silva
Prof. Doutor Luciano Soares de Souza
Prof. Mestre Marcilio Felix
Profª. Mestre Milena Friolani
Prof. Doutora Myrian Lucia Ruiz Castilho
Profª. Doutora Patrícia Cincotto dos Santos Bueno
Prof. Mestre Paulo Sérgio Scorsato
Prof. Mestre Pedro Henrique Lorenzetti Losasso
Prof. Doutor Rodolfo Cláudio Spers
Prof. Doutor Rodrigo Prevedello Franco
Prof. Mestre Rômulo Francis Estangari Lot
Prof. Doutor Ronan Gualberto
Prof. Mestre Sérgio Ricardo Maiolino
Prof. Especialista Silvio Marcelino da Silva
Profª. Doutora Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

 

INFRAESTRUTURA

Como apoio às atividades didáticas, o Curso de Medicina Veterinária possui salas de aula climatizadas providas de equipamento multimídia, interligadas em rede, e conta ainda com a infra-estrutura de um moderno e equipado Hospital Veterinário, além de laboratórios e espaços especiais, como as Fazendas Experimentais onde são desenvolvidas importantes atividades práticas no dia-a-dia, além do envolvimento científico que proporcionam.

Hospital Veterinário
O Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília contempla um Hospital Veterinário organizado nas grandes áreas da profissão, sendo: Clínica Médica de Pequenos e Grandes Animais; Clínica Cirúrgica de Pequenos e Grandes Animais; Reprodução de Pequenos e Grandes Animais; Obstetrícia Veterinária; Anestesiologia Veterinária; Patologia Clínica; Patologia Animal e Diagnóstico por Imagem, com área de internação para pequenos e grandes animais e atendimento das 8:00 às 18:00 horas, desenvolvendo plantão continuado de 24hs, com participação ativa dos acadêmicos, seja em aulas práticas, como nos programas de extensão.

Laboratórios Didático-Pedagógicos
Os Laboratórios de apoio enumerados abaixo servem como área de aulas práticas, bem como estágios e pesquisa, atendendo as necessidades acadêmicas quanto à vivência da prática e da rotina laboratorial. Devidamente equipados, se localizam no bloco central do curso, e nas dependências da Fazenda Experimental “Marcello Mesquita Serva”, tornando-se assim de fácil acesso aos alunos. Existem também alguns outros que se encontram localizados em blocos distintos, porém dentro do campus, respeitando-se suas particularidades, caracterizados como de uso multidisciplinar.
Laboratório de Anatomia Veterinária
Laboratório de Química e Bioquímica
Laboratório de Informática
Laboratório de Citologia
Laboratório de Fisiologia
Laboratório de Microbiologia
Laboratório de Nutrição Animal
Laboratório de Parasitologia Animal
Laboratório de Reprodução Animal
Laboratório de Técnica Cirúrgica
Laboratório de Análise de Alimentos
Laboratório de Controle de Qualidade do Leite
Laboratório de Controle de Qualidade do Mel

Fazenda Experimental "Marcello Mesquita Serva"
Nos domínios da Fazenda Experimental “Marcello Mesquita Serva”, representada por uma área de 298 alqueires encravada dentro do “campus”, encontraremos os vários setores que participam efetivamente das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
1. Biotério;
2. Canil Central;
3. Avicultura de corte;
4. Avicultura de postura;
5. Apicultura;
6. Cunicultura;
7. Fábrica de ração;
8. Piscicultura;
9. Bovinocultura de corte;
10. Bovinocultura de leite;
11. Ovinocultura;
12. Equideocultura.

Fazenda Experimental "Água Limpa"
Localizada a 15 km de Marília, numa área de 180 alqueires, representa uma área importante destinada ao Curso de Medicina Veterinária, visto sua especificidade na Bovinocultura de Elite da raça Nelore, onde são desenvolvidas técnicas de reprodução, nutrição e produção animal. Os alunos frequentam a Unidade em várias disciplinas como complemento didático, bem como em Projetos de Extensão, como o “Projeto Unicampo” que semanalmente leva um grupo de acadêmicos acompanhados por docente orientador, em veículo próprio da Universidade para o desenvolvimento de atividades programadas nas especialidades indicadas.

Bosque Municipal
O Bosque Municipal de Marília, denominado “Rangel Pietraróia” foi inaugurado em setembro de 1974, representando uma reserva de Mata Atlântica dentro do município, sendo um importante banco genético para ações de reflorestamento com mais de cem espécies de plantas devidamente identificadas ao público. Com uma área de 20 ha, serve como ponto turístico e de lazer, atividades culturais, pesquisa e educação ambiental. Possui várias espécies animais soltas como cotia, preguiça e sagui e, em cativeiro, as aves, como faisão, calopsita, pavão e avestruz, além de répteis, como os famosos jabotis. Nesse sentido, a Universidade de Marília, por meio dos Cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, firmou uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Marília, desde agosto de 2009 no sentido de prestar assessoria técnica nas referidas áreas, utilizando-se do espaço para suas atividades didáticas, teórico-práticas, com atuação nas especialidades de bioclimatologia e bem-estar animal, criação de animais selvagens e nutrição animal, com destaque na clínica e cirurgia de animais silvestres, proporcionando assim ao discente maior oportunidade de vivência na área. Fruto ainda dessa parceria, surge o Complexo Veterinário “Renato Gradim Bastazini” caracterizado por um ambulatório para atendimento dos animais internos, além de um Laboratório de Nutrição Animal, servindo assim como mais um polo de aprendizado aos alunos do Curso de Medicina Veterinária.

Programas de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária
Como modalidade de Pós-graduação lato sensu, os Programas de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária da UNIMAR, criados em 2001, já capacitaram mais de 80 profissionais oriundos das mais diversas Instituições brasileiras. Além do treinamento em serviço, que corresponde a 80% das atividades, os aprimorandos realizam como quesito obrigatório o estágio complementar e a iniciação científica científica, realizando seus projetos de pesquisa com respectiva publicação. Os Programas são oferecidos nas seguintes áreas: Clínica Médica de Pequenos Animais, Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução de Grandes Animais, Patologia Clínica e Patologia Animal.

Diferencial
Atualmente a Medicina Veterinária se configura com uma profissão que contempla de forma global o conceito de saúde única da OIE, ramificando-se à saúde animal, saúde pública e saúde ambiental. Nesse sentido, o Curso de Medicina Veterinária da Unimar introduziu uma nova matriz curricular em consonância com essa nova exigência do profissional fazendo com que o egresso tenha condições de vislumbrar cada quesito apontado. A metodologia de ensino também corrobora esse diferencial, com aulas presenciais teóricas e práticas, porém com destaque a aplicação das Metodologias Ativas, fazendo com que o aluno busque as soluções dos problemas técnicos aplicados, bem como das Competências Humanísticas, preparando o indivíduo como cidadão por meio da profissão. Ressalta-se ainda a infraestrutura dos laboratórios, hospital veterinário e fazendas como o palco das atividades práticas propostas e a condução por Docentes qualificados e titulados.

Estágio Curricular Supervisionado
O Estágio Supervisionado ocorre no último semestre do Curso de Medicina Veterinária tendo como carga horária mínima 520 horas podendo ser exercido nas áreas de escolha do aluno, obedecendo-se sua aptidão. Pode ser realizado dentro da Instituição ou em outras parceiras, sempre sob preceptoria. Representa o coroamento de todo um trabalho no sentido de capacitar o aluno para o ingresso no mercado de trabalho com mais segurança e afinco. Da mesma forma, o Trabalho de Conclusão de Curso representa uma disciplina em que o acadêmico formatará todos os registros oriundos do Estágio Supervisionado embasado em bibliografia técnica atualizada, submetido a uma avaliação sustentada oralmente por banca docente.

Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade é uma questão primordial para o pleno entendimento dos quesitos profissionais no âmbito do ensino. Uma matriz curricular contempla disciplinas básicas, pré- profissionalizantes e profissionalizantes que se interligam quanto ao seu conteúdo dando assim subsídios ao aluno da construção do pensamento técnico profissional. Além disso, o Curso de Medicina Veterinária da Unimar realiza quinzenalmente um workshop interdisciplinar que consiste na escolha de temas abrangentes dentro das várias especialidades da profissão onde três docentes abordam o conteúdo proposto na esfera da sua disciplina para posteriormente os participantes acadêmicos possam realizar suas arguições configurando-se num grande e proveitoso debate.

Semana de Estudos
A semana acadêmica denomina-se Semana de Ciências Agrárias de Marília (SECAM) estando já na sua XXIX edição que faz parte inclusive do calendário do município. Envolve cursos com palestras técnicas, apresentação de trabalhos científicos, exposição de animais e implementos, além de uma variedade de atividades sociais e culturais que unem os alunos e profissionais num grande congraçamento.

Projetos Sociais
O Curso, por meio de seus alunos e docentes realiza várias ações sociais a começar pelo trote solidário junto às Instituições do município, bem como nas aulas inaugurais e palestras organizadas coloca-se como “valor” de inscrição a doação de alimentos humanos ou ração para animais doados posteriormente. Participa também junto ao Cejusc Itinerante realizado no município e em cidades vizinhas. No âmbito profissional realiza trabalhos de conscientização quanto a guarda responsável em escolas de ensino fundamental, campanhas de vacinação antirrábica, além do projeto de castração de animais do município.

Grupos de Pesquisa
Saúde Animal: Clínica médica de cães e gatos
Produção Animal: Nutrição e bem-estar animal
Saúde ambiental: Gestão ambiental
Medicina Veterinária Preventiva: Zoonoses e saúde pública

Pesquisa e Extensão
A pesquisa e extensão representam dois importantes pilares dentro da Universidade e consequentemente em seus cursos. A pesquisa se destaca pela participação acadêmica, o que denominamos iniciação científica, dando-se assim oportunidade ao aluno do envolvimento na busca de um novo saber com um novo olhar. Várias linhas de pesquisa podem ser ressaltadas na Medicina Veterinária como Saúde Animal, Produção Animal, Saúde Ambiental e Medicina Veterinária Preventiva, e como resultado, esses trabalhos são posteriormente apresentados em eventos internos como o Fórum de Iniciação Científica da Universidade, mas também em Congressos da área levando o aluno a interagir em grandes eventos na defesa e apresentação do seu trabalho, finalizando assim com a publicação. No que se refere a extensão, o Curso proporciona muita ações junto ao poder publico, como o atendimento ao canil e cavalaria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a participação junto ao programa de castração de animais da Prefeitura Municipal de Marília, Campanhas de vacinação e de educação sanitária, entre outros. Destaca-se ainda os eventos técnicos internos como simpósios e palestras que ocorrem de forma consistente durante todo o período letivo.

Visitas Técnicas
Uma das atividades desenvolvidas junto ao Curso de Medicina Veterinária da Unimar é a realização de visitas técnicas como forma de complementação das atividades didáticas, com destaque a Granjas avícolas e suinícolas, Centrais de Reprodução, Frigoríficos e Laboratórios de Referência em Diagnóstico Veterinário, entre outros, sempre em ônibus próprio da Instituição.

Atendimento à comunidade
A comunidade de Marília e região se utilizam das ações do Curso de Medicina Veterinária principalmente pelo Hospital Veterinário que realiza suas intervenções nas mais variadas especialidades, mutirões de castração, posto de atendimento para vacinação antirrábica, mas também com a participação acadêmica na orientação quanto a guarda responsável de animais nas escolas de ensino fundamental e palestras e apresentações em eventos do município visando a saúde pública e ambiental.

 

Universidade de Marília

Universidade de Marília

Egressos

Unimar

Ándré Prazeres

Gerente Nacional de Vendas da Konig Brasil e Membro da Comissão de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP

“A formação especifica foi fundamental para minha caminhada profissional. Dentro do segmento coorporativo, sem a medicina veterinária seria bem mais difícil evoluir e ocupar cargos de responsabilidade e liderança. A medicina veterinária é fator critico de sucesso para liderar principalmente processos dentro da indústria veterinária, seja ela farmacêutica ou de alimentação. A unimar teve papel fundamental na minha formação, sempre progressista e com visão ampliada da profissão. Minha formação complementar foi em áreas não especificas, marketing, vendas e gestão de negócios.”


Unimar

Cassiano Victória

Professor Doutor

"A UNIMAR foi minha primeira "Casa fora de Casa", fiz grandes e eternos amigos, vivi experiências pessoais e profissionais fantásticas que contribuíram que chegasse onde estou hoje. Há seis anos, sou Professor das Disciplinas de Ética Profissional e Legislação, e Planejamento de Saúde Animal e Saúde Pública Veterinária da FMVZ/UNESP de Botucatu"


Unimar

Álvaro Renato C. da Silva

Secretário Geral do CRMV/AP e Sócio Proprietário da Clínica Veterinária São Lázaro/AP

“A escolha da faculdade para formação acadêmica é essencial para o futuro em qualquer profissão. Eu, Alvaro Renato tive a felicidade de fazer uma ótima escolha, afinal a UNIMAR é uma Instituição de Ensino de excelência e reconhecida, no qual me formei há exatamente 20 anos e também escolhi para formar minha filha -no mesmo curso-, Medicina Veterinária.
Sinto-me realizado profissionalmente e como pai em ter o privilégio de assinar a carteira do Conselho de Classe - CRMV/AP de minha filha Bárbara Benincasa da Costa Cavalcante, quando Presidente por três mandatos consecutivos. Hoje minha filha faz parte de minha equipe médica, da maior Clínica Veterinária do Estado do Amapá, e vem destacando-se pela base que teve em sua formação.
A Medicina Veterinária é uma profissão apaixonante, poucos sabem que o Veterinário é responsável em parte pela saúde humana. Pois nos torna responsáveis pelo controle de alimentos de origem animal e que damos o respaldo ao produto através da inspeção e vigilância sanitária, assim prevenindo a transmissão de zoonoses.
Cada dia vejo que a área de Medicina Veterinária tem se aprimorado, evoluído e que se as IES não acompanharem essa evolução, irão formar profissionais frustrados e sem credibilidade no mercado. Mesmo morando em outro estado venho acompanhando a evolução da UNIMAR e me orgulho quando me apresento e faço questão de frisar que formei-me na melhor Instituição de Marília, UNIMAR."


Unimar

Ricardo Diório Telli

Médico Veterinário

“Escolhi a Unimar por ter um curso de Medicina Veterinária de referência no Estado. Naquela época a Universidade de Marília já estava à frente das demais instituições, me proporcionando um ensino de qualidade. Logo que me formei já tive a oportunidade de atuar no setor industrial e em seguida comercial”. Em 1998 estava se formando Ricardo Diório Telli, hoje coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Paulista.

Unimar

David E. Bialski

Diretor Medico/ Administrador
Hospitalar

“Em 1992 contra a vontade da minha familia eu me mudei para Marilia, para seguir meu grande sonho, me tornar Medico Veterinario de Equinos. Eu guardo com muito carinho as memorias dos 5 anos que estudei na Universidade de Marilia. Medicina Veterinaria nao e um curso simples ou para qualquer um, requer muita dedicacao , esforco, estudo e forca de vontade e a maioria dos meus colegas de classe tinham e tem todas essas qualidades . Estudei muito, batalhei muito, mas tambem curti muito meus anos na Unimar e alem disso fiz amigos para vida toda e tive o prazer de ter mestres que tem a mesma paixao pela profissao que tenho ate hoje.
Me formei em 1997 e ja estava empregado num grande hospital de Equinos , mas minha sede de saber me corroia. Em 1998 apliquei para residencia na UC Davis – California e passei um ano na California , aonde minha paixao somente aumentou pela profissao. Em 1999 fui aceito no Mestrado na Michigan State University- Mary Ann McPhail Equine Performance Center, aonde eu defendi minha tese e trabalhei por muitos anos com equinos e pequenos animais. Hoje , apos 20 anos de profissao eu sou Diretor Medico/ Administrador Hospitalar do Hospital Veterinario mais antigo do Sudeste dos Estados Unidos.
O Knowles Animal Clinics que e um conjunto de 2 hospitais em Miami e existe desde 1923, aonde trabalhamos 24 horas por dia, 7 dias por semana , 365 dias por ano. Eu tenho 117 funcionarios que trabalham para mim e 14 deles sao veterinarios. Eu trabalho de segunda a sexta no hospital e nos finais de semana trabalho com equinos. A Unimar transformou meu sonho em realidade e mesmo depois de 20 anos de carreira ainda tenho a mesma sede de aprendar que tinha no meu primeiro dia de aula em 1992."

Unimar

Valeska Barros

Médica Veterinária

“Quando decidi fazer Medicina Veterinária escolhi a UNIMAR pelas referências e infraestrutura que tem e hoje posso dizer que fiz uma das melhores escolhas. O curso nos dá uma excelente formação teórica e prática, com os melhores professores que acabam se tornado nossos amigos. Após a graduação optei em me especializar em cirurgia de pequenos animais, escolhendo fazer aprimoramento no hospital veteretinário da UNIMAR , onde pude me preparar para o mercado de trabalho com o máximo de conhecimento e segurança que ela nos oferece. Tive a oportunidade de fazer estágio nos Estados Unidos como parte do programa de aprimoramento e pude perceber o quanto de conhecimento a graduação nos proporcionou. No momento estou morando nos Estados Unidos em fase validação do meu diploma e pela base que tive durantes esses anos me sinto preparada e feliz por ter feito parte desta equipe."

Unimar

Juliana K. P. Nunes

Médica Veterinária

“Depois de já quase 10 anos de formada, volto no tempo para lembrar-me de como tudo começou: na Unimar, onde tive a sorte de ter tido ótimos professores e ter acesso a uma infra-estrutura incrível, tanto na gradução como na residência. Considero que esta foi a base do meu sucesso. Hoje, exercendo a medicina veterinária no Canadá, os conhecimentos adquiridos na Unimar continuam válidos e úteis para o meu bom desempenho profissional."
- Juliana K. P. Nunes, XXI turma de medicina veterinária da Unimar, exercendo em clínica e cirurgia de pequenos animais em Beechwood Animal Hospital, Ottawa, Canadá."

Unimar

Rodrigo Brasil

Médico Veterinário

“A Unimar foi minha casa por 5 anos, de onde guardo memórias de grande aprendizado, pessoal e profissional. Porque se existem saudades, certamente existiu amor."
Médico Veterinário - Epidemiologista - Efetivo - da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima. Médico Veterinário - Analista Municipal - Efetivo - da Prefeitura de Boa Vista-RR Responsável pelo Mantenedor de Animais Silvestres da Secretaria de Meio Ambiente.

Unimar

Julio Cesar Peres

Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Estado de Rondônia

“A escolha da profissão acontece cedo em nossas vidas, da mesma forma a escolha da Faculdade, nesse quesito tive a benção de ser admitido aos quadros da UNIMAR, com um misto de alegria e preocupação! Anos fantásticos, ao ingressar com a sensação de um grande período pela frente, mais num piscar de olhos estava com o sonhado Diploma em mãos. Uma pequena quantidade de pertences pessoais que me acompanharam durante a jornada que duraram cincos anos. Como em um rio que nunca pisamos na mesma agua. A bagagem de conhecimento, maturidade, carácter, e a responsabilidade de retribuir ao mundo e principalmente aqueles que confiaram em mim e fizeram parte do menino que se tornou homem. Passaram 19 anos desde a conclusão do curso, e hoje desempenho o papel de Pai de uma garotinha maravilhosa, marido, filho e também de Servidor do Estado de Rondônia. A todos os dirigentes, docentes, colaboradores da administração da universidade, aos contemporâneos, aos egressos, aos acadêmicos e futuros colegas, toda sorte que a vida nos reservar, que Deus continue abençoando a todos e a Medicina Veterinária.

Unimar

Marco Antonio Natal Vigilato

Assessor Regional de Saúde Publica Veterinária da Organização Pan-Americana da Saúde - Organização Mundial da Saúde
(OPAS/OMS)

“Para mim ter feito Medicina Veterinária na Universidade de Marilia (Unimar) foi uma das melhores escolhas e oportunidades que eu tive em minha vida acadêmica e profissional. sempre me interessei pela saúde dos animais e das pessoas, e no curso de medicina veterinária da unimar me proporcionou essa visão além de geral da área uma oportunidade de me dedicar ao meu verdadeiro interesse e vocação, que é o da saúde publica. tive a oportunidade de fazer diversos estágios durante a minha graduação, além de ter também exercido atividade de monitoria das disciplinas de Microbiologia, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública e Zoonoses. e também no aspecto pessoal fiz grandes amizades com meus companheiros de republica, amigos de turma e os incríveis professores dos quais tenho contato até hoje. enfim, me sinto muito feliz e orgulhoso pela carreira que escolhi e satisfeito por haver cursado Medicina Veterinária na Unimar.”


MULTIMÍDIA


Selecione:

MATRIZ CURRICULAR

CONT. CURRICULARES E BIBLIOGRAFIAS

PROJETO PEDAGÓGICO

REGIMENTO HOSP. VETERINÁRIO

ESTATUTO E REGIMENTO

BIBLIOTECA

MAIS FOTOS


Venha conhecer a Unimar

Av. Hygino Muzzy Filho, 1001 - Campus Universitário - Marília/SP. atendimento das 8h00 às 12h00, das 12h30 às 18h00 e das 19h00 às 22h00.

Dúvidas? Ligue (14) 2105 4000