Universidade

UNIMAR

Avenida Higyno Muzzy Filho, 1001
Campus Universitário
CEP: 17.525–902 - Marília/SP
Fone (14) 2105-4000
falecom@unimar.br


Conheça Marília

Marília, símbolo de amor e liberdade.

 

História

Sobre antigo aldeamento dos corajosos índios Coroados , que ocuparam no início do século a cabeceira do Ribeirão do Pombo , hoje perímetro urbano da cidade, surgiram rapidamente extensas plantações de café. As terras de excepcional qualidade atraíram os primeiros pioneiros vindos de várias regiões do Estado, ávidos de riquezas e colheitas.

Dois destes intrépidos desbravadores, Antônio Pereira da Silva e seu filho José Pereira da Silva gravariam para sempre seus nomes na história da terra. Proprietários de cerca 53 alqueires, fundaram nele o primeiro patrimônio que recebeu o nome de Alto Cafezal , onde as primeiras casas foram surgindo e o comércio, destinado a abastecer a brava gente que continuava a chegar todos os dias, floresceu vertiginosamente.

Nessa época, a então Companhia Paulista de Estrada de Ferro , avançando sertão a dentro, chegara até Lácio. Seguindo esquema daquela empresa, o próximo povoado deveria começar com a letra “M” . Daí, o ilustre benfeitor da cidade, o Sr. Bento de Abreu Sampaio Vidal sugeriu o nome MARÍLIA , extraído do poema “Marília de Dirceu” do poeta inconfidente Thomaz Antônio Gonzaga . Em 1926 foi considerado Distrito pertencente ao município de Cafelândia , passando à categoria de município em 24 de Dezembro de 1928 , tendo dada sua instalação oficial aos 4 de Abril de 1929 , originando esta maravilhosa cidade da qual nossa população tem muitos motivos para orgulhar-se.

Marília, aos 74 anos, é uma das cidades que mais crescem em todo Estado de São Paulo, segundo pesquisa da Fipe-USP. É recordista em construção de escolas de ensino fundamental, e considerada “Modelo em Educação” pelo Instituto Ayrton Senna e Fundação Banco do Brasil . É a 6ª do país e 4ª do Estado em atendimento à criança, tendo recebido o título “Cidade Amiga da Criança” concedido pela Unicef pelo cuidado com o futuro de sua juventude.

No âmbito da Assistência Social, orgulhosamente criou, mantém e continua a instituir as Casas do Pequeno Cidadão , verdadeiras Universidades de Cidadania, que hoje somam sete unidades , oferecendo esportes, oficinas culturais (artesanato, dança, canto coral e música), e cursos de qualificação profissional a centenas de crianças carentes.

Na área da saúde, Marília se destaca pelos projetos municipais de atendimento à comunidade, entre eles, as UBS (Unidade Básica de Saúde) e as USF (Unidade de Saúde Familiar) em todos os bairros, Clínica Oftalmológica , Médico da Família e outros. Possui seis hospitais, uma maternidade, uma grande rede de clínicas especializadas, sendo referência internacional nas áreas de gastrologia, oftalmologia e ortopedia de mãos.

Reconhecida nacionalmente como a Capital Nacional do Alimento , deve este título às dezenas de insdústrias do setor, sendo também um grande pólo comercial para a região.
Ciente de seu potencial turístico, tem investido no setor através da criação, apoio e desenvolvimento de vários projetos culturais com destaque para o Encontro de Canto Coral, Encontro de Dança, Festival de Monólogos, Festival de Teatro Amador, Semanarte, Festival de Bandas e Fanfarras, Mostras de Artes Plásticas, Fotográficas e Temáticas, Coral de Surdos e Mudos, Oficinas e Feiras de Artesanato, Workshops, Lançamentos de livros e CDs.

Localizada em região topográfica de rara beleza, proporciona aos visitantes contemplação do amanhecer e do entardecer como poucas localidades. Posicionada entre profundos vales, incrementa ativamente o Turismo de Aventuras , permitindo a prática de Esportes Radicais . Marília conta com extensa rede hoteleira e gastronômica para suporte a eventos, cuja realização em 2001 atraiu mais de 400.000. pessoas e média de 16 eventos por semana, consolidando definitivamente sua vocação para Turismo de Negócios e Eventos. Venha conhecer uma das mais belas e acolhedoras cidades do interior do Estado de São Paulo.

Fonte: Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Marília

Marília atual

Marília é hoje uma ótima opção de investimento, que une oportunidades de desenvolvimento econômico a muita qualidade de vida. Através de pesquisa realizada pela FIPE-USP – Rede Globo, Marília ficou em 1º lugar em Desenvolvimento do Estado. Foi apontada pela Unicef-ONU como Cidade Amiga da Criança e também reconhecida pelo Instituto Ayrton Senna e Fundação Banco do Brasil como cidade Modelo de Educação. Marília é a 6ª do país e a 4ª do Estado no atendimento á criança (Unicef-ONU) .

É apontada como modelo em estrutura de ensino e como a quarta cidade mais segura do Estado. Tudo isso fez com que MARÍLIA se transformasse em pólo regional, com índice positivo na geração de empregos; estrutura modelo de assistência social e envolvimento da comunidade com a administração, em parcerias que visam o bem estar de nossa população.

A cidade possui um entroncamento rodoviário privilegiado. Sua localização estratégia permite um fluxo muito grande de veículos de transporte e de passageiros em suas rodovias. Diante de todo esse potencial podemos dizer que MARÍLIA é a cidade onde o "SUCESSO NÃO OCORRE POR ACASO" .

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Marília

Capital Nacional do Alimento

A cidade de Marília possui longa tradição no ramo alimentício. Desde os seus primórdios, a vocação incontestável para a produção de alimentos se mostrou marcante por empresas de grande expressão no mercado brasileiro e no exterior. E é por essa consolidada tradição e destaque, que hoje temos mais de uma centena de indústrias compondo o consagrado setor alimentício da cidade conhecida por Marília - Capital Nacional do Alimento , destacado-se por ser a cidade com maior crescimento econômico do Estado de São Paulo, deixando, abaixo de si, municípios paulistas de grande expressão e potencial.
Confira mais informações no site da ADIMA (Associação das Indústrias de Alimentos de Marília), www.foods-adima.com.br.

Pólo Comercial, Industrial e Educacional

Além de Capital Nacional do Alimento a cidade é considerada um pólo de desenvolvimento da região, se destacando nos setores comercial, industrial e educacional.

No setor industrial destacam-se empresas como Marilan S/A , Nestlé Brasil Ltda , Indústria e Comércio de Biscoitos Xereta , Dori Produtos Alimentícios , Bel Produtos Alimentícios , Sasasaki , entre outras.

Possui 4 instituições que oferecem cursos de nível superior, atraindo milhares de estudantes de todo Brasil.
•  UNIMAR - Universidade de Marília
•  FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília
•  UNESP - Universidade Estadual Paulista
•  UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília

Saiba mais sobre Marília nos endereços abaixo

As informações contidas nesta página podem estar desatualizadas. Para inclusões, modificações ou relatar abuso entre em contato pelo e-mail: marketing@unimar.br