O SERTÃO E OS SERTÕES

BROCHURA
122 pág.

Editora: Arte & Ciência - Apoio UNIMAR
Catálogo sistemático: 1- Literattura brasileira: Ensaios  2- Literatura brasileira: História e crítica  3- Romances: Litteratura brasileira: História
e crítica
Há escritores cujos textos, por mais que sejam visitados, permanecem como um constante desafio para os leitores, promovendo novas aproximações, insinuando-se a novas leituras, revelando inusitados e provocadores ângulos. Esse é o caso da obra de dois escritores brasileiros tão diferentes como João Guimarães Rosa e Euclides da Cunha. Sob a égide do sertão, surpreendido na complexa singularidade de sua dimensão espacial e temporal, tanto Euclides quanto Rosa mobilizam uma maneira muito peculiar de explorar a linguagem com o objetivo de dar formas, no plano da escrita, á multiplicidade existencial, geográfica, histórica, social, cultural e lingüistica contida no caleidoscópio configurado por esse sertão/ sertões que, sendo o Brasil, não deixa de ser o mundo. É essa a razão da existência do conjunto de ensaios reunidos sob o titulo O sertão e os sertões. Tomando como pretexto o Centenário da Guerra de Canudos, no que diz respeito a Euclides da Cunha, e os trinta anos da morte de João Guimarães Rosa e da publicação da obra Tutaméia (Terceiras estórias), este livro reúne diferentes maneiras de abordar os dois escritores e a amplitude contida na escritura de ambos. O que os ensaios têm em comum é o fato de apresentar, discutir e interpretar aspectos fundamentais da obra desses dois significativos escritores, escolhendo, para a entrada num ou noutro, uma trilha específica, apoiada em pressupostos teóricos e estéticos diferenciados, visando o diálogo vivo com cada um deles e com as diversas dimensões de suas obras. A partir da especificidade de cada texto e do ponto de vista escolhido pelos autores, é possível enxergar um conjunto em que estão pontuados aspectos biográficos, intelectuais e literários que auxiliam a compreensão desses autores, a inserção de seus trabalhos no panorama da literatura brasileira e, ainda, as formas assumidas pela cultura brasileira e pelas reflexões literárias ou não que dela emergem.

BETH BRAIT

Volta