Por Arnaldo de Sousa

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) reconheceu o “Conceito A” no ano 2000 para o nível de qualificação dos docentes, instalações físicas e projeto pedagógico dos cursos de Veterinária, Agronomia e Zootecnia da Universidade de Marília.
Os alunos têm à disposição cerca de 4 fazendas, nas quais podem desenvolver na prática o que aprendem em sala de aula. As fazendas experimentais “Marcelo Mesquita Serva” e Água Limpa” oferecem 721 hectares e 440 hectares, respectivamente. Nessas propriedades são ministrados cursos de inseminação artificial, transferência de embriões, manejo de gado de leite, produção de ração específica, entre outras atividades.
Na Fazenda Experimental “Marcelo Mesquita Serva”, que se localiza no próprio campus, como não poderia ser diferente, existe uma estrutura digna das maiores fazendas do país em gado leiteiro. Cerca de 100 vacas holandesas P.O.(Puro de Origem) em lactação produzem 3 mil litros de leite tipo A, por dia. Esse leite, colhido em três ordenhas (às 4 horas, às 11 horas e às 17 horas) é pasteurizado na fazenda e os alunos são responsáveis diretos pela higienização do ambiente e dos animais, além de realizarem diariamente a análise laboratorial da qualidade do alimento. Com uma sala de aula de Ciências Agrárias funcionando ao lado das instalações de ordenha, uma das mais modernas do país, o aluno recebe ensinamentos, sentindo cheiro de leite e de vaca. Completando a estrutura, o Centro de Pesquisa de Nutrição Animal é responsável pelas análises de forrageiras, capins, formulando alimentação balanceada para todos os animais da Universidade.

Os rigorosos procedimentos de análises, feitos pelos alunos e supervisionados por professores, eleva a qualidade do controle sanitário na Fazenda Experimental a tal ponto de nunca ter sido detectada uma doença sequer entre seus animais.
Na Fazenda Água Limpa, há 15 anos, vem sendo aprimorada a genética do gado holandês, com inseminação artificial e transferência de embriões. Os números da fazenda impressionam. Existem mais de 300 animais em lactação, de um total de 600 animais. A fazenda produz mais de 4000 mil litros de leite tipo B por dia e até o final do ano há uma estimativa de serem colhidos 8000 litros de leite/dia. A intenção da administração da fazenda é colher 20 mil litros de leite por dia, em dois anos. A fazenda possui a mais moderna ordenhadeira mecânica do país, fornecida pela Alfa Laval. Na propriedade existe uma fábrica de ração, totalmente automatizada, que produz o volumoso do gado leiteiro. A média de produção das vacas da Água Limpa é em torno de 25 a 28 litros/vaca/dia com a meta de atingir médias de 30 litros/vaca/dia. O animal de produção top chega a fornecer 43 litros de leite/dia. A Fazenda Água Limpa é uma extensão do “campus” da Unimar, para que os alunos da faculdade façam seus estágios no local. Dentro da propriedade, há a Casa do Estagiário que funciona para abrigar os alunos que aprendem trabalhando diariamente.
O projeto de criação do curso de Medicina Veterinária da Unimar (Decreto 94.712 de 29/07/87) já preconizava a formação de Médicos Veterinários com ampla bagagem teórica e prática, focadas para o mercado de trabalho. Com investimentos em modernos laboratórios de pesquisa, com alta tecnologia para desenvolvimento de técnicas de inseminação artificial e transferência de embriões, a Faculdade de Medicina Veterinária é voltada para o futuro, formando profissionais qualificados para atingir qualidade de leite e de carne, altamente rentáveis.
A Faculdade de Agronomia, também foi objeto de pesquisas, visando a melhoria da nutrição animal. Para sair da tradicional cria de animais a pasto, foram criados conceitos para obter melhoria dos resultados de engorda e da produção leiteira, momento em que surgiram confinamentos e os estábulos para a criação controlada do gado.
O curso de Zootecnica foi implantado em 1988, contando logo de início com infra-estrutura adequada para oferecer qualidade de ensino, laboratórios para as disciplinas básicas e o espaço da Fazenda Experimental. A participação interdepartamental dos cursos de Veterinária, Agronomia e Zootecnia, trouxe benefícios não apenas no aprimoramento da formação profissional, como também para a melhoria das técnicas do manejo, nutrição balanceada e até sob o aspecto de lucratividade, com a aplicação do princípio geral de relação custo-benefício.
Uma das marcas em pesquisa, voltada para retroalimentação dos cursos de graduação da Unimar, é a Engenharia Genética. A Universidade tem formado, ao longo dos anos, vários profissionais especializados em embriologia, detentores da técnica de transferência de embriões e todo o complexo procedimento antes e depois da técnica. A tecnologia na Unimar segue à frente do mercado e está investindo na nova realidade da bovinocultura, que é a fertilização “in vitro”, ou seja, reprodução de embriões em larga escala, a partir de uma única vaca doadora. Dentro da filosofia de que “só se aprende fazendo”, a Unimar oferece os mais modernos Centros tecnológicos das Ciências Agrárias, à disposição de seus alunos, conseguindo excelentes resultados na produção e qualidade de desenvolvimento de animais.