Atendimento via chat
Atendimento via chat

Doutorado em Direito

O Programa de Doutorado em Direito da Unimar fora autorizado pela CAPES, conforme aprovação na 169ª reunião da CTC-ES (Comissão Técnico-Científica do Ensino Superior), realizada entre os dias 13 e 16 de dezembro de 2016 e publicada na data de 5 de janeiro de 2017, obtendo inicialmente conceito 4 (quatro). É oferecido desde março de 2017 com a abertura de cinco vagas semestrais. Trata-se de importante conquista não apenas para a UNIMAR e para a cidade de Marília, mas para toda a região e para a comunidade jurídica nacional, agraciada com poucos cursos de Doutorado em Direito no Brasil. O Programa de Doutorado consolida a qualidade do curso de Mestrado em Direito, oferecido pela Instituição de 2004, com conceito 4 (quatro). Celebra a excelência deste curso, permitindo-se, assim, que a UNIMAR pudesse dar mais esse importante passo. Hoje, o aluno pode ingressar na Universidade na Graduação de Direito e cumprir todas as etapas de formação acadêmica existentes, incluindo a Pós-Graduação Lato Sensu, o Mestrado em Direito, o Doutorado em Direito e o Pós-Doutorado em Direito. Durante o curso de Doutorado o aluno deverá desenvolver atividades específicas visando a sua formação acadêmica, incluindo seminários, simpósios, encontros de pós-graduação, publicações qualificadas e defesa de tese original. Assim como o Mestrado, o curso de Doutorado busca a inserção dos doutorandos na Graduação, permitindo que essa troca de informações possa auxiliar no desenvolvimento docente dos doutorados e culminar em maior qualidade e exigência na graduação.

Área de Concentração

O Programa de Mestrado tem como área de concentração: Empreendimentos econômicos, desenvolvimento e mudança social

Linhas de Pesquisa

Linha 1 - Relações Empresariais, Desenvolvimento e Demandas Sociais.
Esta linha abarca as pesquisas que dizem respeito ao desenvolvimento econômico a partir do papel a ser desempenhado pela empresa, tendo por norte as demandas provenientes da sociedade brasileira.
Linha 2 - Empreendimentos Econômicos, Processualidade e Relações Jurídicas.
A segunda linha de pesquisa está vocacionada à cobertura do segundo vértice que deve sustentar a área de concentração, estando presentes, aqui, as possibilidades de reflexão acerca da dinâmica jurídica que se fazem presentes nas relações empresariais, nas relações de consumo e nas relações entre Estado e a Empresa.
Conheça as linhas de pesquisa e docentes vinculados.

Processo Seletivo 2019/1

Edital Inscrição Resultado

Inscrições: até 19 de março 2019
Prova escrita: 21 de março 2019, às 09h
Entrevista: 21 de março 2019, às 14h



    Sobre

    Presencial - 3 anos
    Campus da Unimar, Bloco 2
    Sextas-feiras (das 14 às 18h e das 19 às 23h) e aos sábados (das 8 às 12h e das 14 às 18h) (a cada três semanas)
    Investimento: 36 parcelas de 2.402,00 (desconto especial para ex-alunos), reajustada pelo IGPM após 12 meses. Após o vencimento, será cobrado o valor acrescidos de juros e multas.

    Objetivos

    - Promover a reflexão, a construção do conhecimento e o desenvolvimento científico a partir da articulação entre o Direito, o desenvolvimento econômico, as relações empresariais e as demandas sociais e políticas, preparando os Doutores em Direito para o enfrentamento teórico e prático dos desafios do Estado Constitucional brasileiro;
    - Oferecer instrumentos teóricos a fim de estimular reflexões e investigação científica na área de concentração e linhas de pesquisa da proposta de Doutorado em Direito;
    - Implementar e divulgar o conhecimento científico, cultural e tecnológico, gerados no Programa, dando prioridade à produção científica qualificada, mormente em periódicos Qualis A1, A2 e B1 e obras únicas, e consequente divulgação, visando o refino do docente pesquisador e a formação científica do discente;
    - Promover a integração entre a Pós-graduação (mestrado e doutorado) e a graduação da UNIMAR, possibilitando que os discentes e docentes da pós-graduação participem ativamente das atividades ordinárias dos alunos de graduação;
    - Estabelecer relações duradouras de proximidade com os discentes para, após a fase egressa, mantê-los sob contato e intercâmbio intelectual e produtivo, proporcionando o seu retorno participativo.

    Infraestrutura

    Secretaria;
    Gabinete da direção;
    Gabinetes de professores;
    Sala de reuniões;
    Salas de orientação de dissertação;
    Núcleo de pesquisa;
    Biblioteca;
    Laboratório de informática;
    Serviço de reprografia;
    Equipamentos audiovisuais;
    Restaurante e Cantina;
    Auditório.
    Além as instalações exclusivas para o Programa de Mestrado em Direito, os alunos e professores tem a sua disposição toda a infraestrutura do Campus Universitário que conta com aproximadamente 350 alqueires, com laboratórios, equipamentos, recreação, cantinas, estacionamento, além do Núcleo de Prática Jurídica e o CEJUSQ- Centro de Conciliação e Justiça em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.


    Fones

    Especialização/MBA +55 (014) 2105-4100
    Mestrado/Doutorado +55 (014) 2105-4028

    Endereço

    Avenida Hygino Muzzy Filho, 1001
    Campus Universitário
    CEP: 17.525–902 - Marília/SP